Matrículas | Universidade Feevale

Matrículas

Data e horário das matrículas

Vestibular 06/10

Os candidatos classificados realizarão a matrícula entre os dias 09/10/2019 (quarta-feira) e 19/10/2019 (sábado). Neste período, a matrícula poderá ser realizada de forma digital ou presencial.

Após a divulgação dos resultados, caso o candidato não realize a matrícula no prazo estipulado, será desclassificado, sendo a vaga destinada ao próximo suplente do processo seletivo.

Vestibular Agendado

Após a divulgação dos resultados, o candidato terá o prazo de 48h úteis para efetivação da matrícula digital ou presencial. Caso não a realize no prazo estipulado, poderá ser desclassificado, sendo a vaga destinada ao próximo suplente do vestibular.

Quer agilizar sua matrícula?

Acesse o Espaço do Candidato e faça upload dos documentos necessários. 
O tamanho máximo de cada arquivo deve ser de 2MB, nos formatos JPG e PNG, e preferencialmente originais e coloridos.

Matrículas dos vestibulandos


Poderão realizar matrícula candidatos classificados e selecionados no Vestibular Feevale que comprovarem a conclusão do Ensino Médio.  
Ao realizar a matrícula, o candidato vincula-se à Instituição, tornando-se, assim, acadêmico da Universidade Feevale. 

Documentação Necessária


A matrícula poderá ser realizada de forma digital ou presencial, devendo o candidato realizar upload dos documentos originais, preferencialmente coloridos, listados a seguir:
  • a) Foto 3 x 4;
  • b) Carteira de Identidade frente e verso (RG);
  • c) CPF (para menores de 18 anos, cópia do CPF do responsável);
  • d) Comprovante de quitação com o Serviço Eleitoral (última eleição). A Justificativa não vale como quitação;
  • e) Certidão de Nascimento ou de Casamento ou de Emancipação;
  • f) Certificado de Quitação com o Serviço Militar (para maiores de 18 anos);
  • g) Comprovante de residência com CEP (conta de luz ou telefone);
  • h) Certificado de Conclusão do Ensino Médio e do Histórico Escolar, Diploma de Curso Técnico ou de Curso Superior, devidamente registrado, conforme o Art. 44, inciso II da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. O candidato classificado que tiver concluído o Ensino Médio no exterior deverá enviar uma via da Declaração de Equivalência emitida pelo Conselho Estadual de Educação e uma via do Histórico Escolar, traduzido conforme a exigência legal.

Obs. 1: Os candidatos menores de 18 anos deverão informar o CPF do seu responsável legal no momento da matrícula, sendo que, caso optem pela realização da matrícula presencial deverão comparecer acompanhados do responsável legal. 
 
Obs. 2: O candidato classificado, já estudante da Universidade Feevale, deve efetuar sua nova matrícula no mesmo período assim como os demais candidatos classificados, conforme orientação no site www.feevale.br/ingresso, pois, nesse momento, serão encaminhados os procedimentos necessários de vinculação ao curso em que foi classificado no vestibular e para a seleção dos componentes curriculares a serem cursados no semestre.
 
ATENÇÃO
 
Nos termos do Art. 44, inciso II da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996, a prova de conclusão do Ensino Médio (2º Grau) deverá ser, obrigatoriamente, apresentada na matrícula, anulando-se a classificação dos candidatos que não a apresentarem.
 
Autorização para matrícula:
O candidato maior de idade classificado nos termos deste Edital que tiver interesse em realizar a matrícula presencialmente e não comparecer pessoalmente poderá constituir um procurador para efetivar a sua matrícula no prazo estabelecido. O procurador do candidato deverá comparecer munido de procuração em via original por instrumento público ou particular contendo firma reconhecida por autenticidade em Tabelionato e apresentar um documento de identidade com foto, em consonância com o constante na procuração e todos os documentos relacionados no Edital. 

MATRÍCULAS APROVADOS VESTIBULAR DE VERÃO

DESCONTO DIURNO

ALUNOS BENEFICIADOS


Todos os acadêmicos matriculados nos cursos abaixo relacionados, desde que efetuem matrícula em, no mínimo, 12 créditos no turno da manhã por semestre, receberão desconto conforme quadro abaixo:

Desconto:
de 12 a 15 créd - 20% | de 16 a 19 créd - 25% | a partir de 20 créd - 30%
Curso Turno Regime de Matrícula
Administração Manhã Por crédito
Arquitetura e Urbanismo Manhã Por crédito
Moda Manhã Por crédito
Engenharia Civil Manhã Por crédito

No caso de curso diurno, a concessão do benefício para componentes curriculares cursados à noite somente será autorizada pelo coordenador do curso ao qual o estudante pertence. Essa autorização é limitada aos casos de componentes curriculares pertencentes aos currículos diurnos dos cursos beneficiados, mas que não são oferecidos no turno diurno. Somente estudantes matriculados em curso diurno com desconto previsto no Edital do Vestibular ou Guia Acadêmico poderão ser contemplados com esse benefício.
Não será concedido o desconto do curso nos casos em que o estudante:
  • a) não estiver matriculado em cursos diurnos, com desconto previsto nos guias citados;
  • b) não estiver regularmente matriculado no número de créditos previstos para a concessão do desconto escalonado ou os componentes curriculares matriculados serem cursados em outro turno que não o diurno;
  • c) solicitar cancelamento parcial da matrícula de curso diurno, saindo da escala de concessão de desconto diurno.
No caso de cancelamento da matrícula, o desconto será ajustado, conforme tabela de valores e saldo de créditos matriculados após o cancelamento. Nos casos de ajuste de componente curricular ou de turma, o estudante receberá isenção total dos valores cobrados do componente curricular não atendido, iniciando-se a cobrança do valor integral da nova turma ou componente curricular matriculado. Cabe ressaltar que a isenção não se refere aos serviços protocolares de ajuste dos componentes curriculares. No entanto, nesses casos, o desconto será retirado integralmente quando a troca ocorrer de um componente curricular diurno para noturno, assim como o desconto será concedido integralmente no caso de ajuste de um componente curricular noturno para outro diurno. Os percentuais e outras condições para concessão de descontos para cursos diurnos obedecem à regulamentação constante no Edital do Vestibular, cuja edição corresponde ao semestre de ingresso do estudante no respectivo curso. Para a concessão de desconto, não serão considerados para o cálculo do benefício os componentes curriculares cursados no período de intensivo, mesmo que a cobrança ocorra juntamente com o semestre seguinte.

DESCONTO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Os alunos que se matricularem em Cursos Superiores de Tecnologia com regime de matrícula por crédito terão desconto proporcional, de acordo com sua opção de curso e desde que estejam matriculados em no mínimo 12 créditos no semestre, conforme quadros abaixo.

Desconto Superior de Tecnologia:
de 12 a 15 créd - 10% | de 16 a 19 créd - 15% | a partir de 20 créd - 20%
Curso Turno Regime de Matrícula
Comércio Exterior Noturno Por crédito
Estética e Cosmética Diurno e Noturno Por crédito
Gestão Financeira Noturno Por crédito
Produção Audiovisual Noturno Por crédito
de 12 a 15 créd - 20% | de 16 a 19 créd - 25% | a partir de 20 créd - 30%
Curso Turno Regime de Matrícula
Design Gráfico Diurno Por crédito
Fotografia Diurno Por crédito
Design de Interiores Manhã Por crédito

DESCONTO INCENTIVO A MAIS CRÉDITO

Todos os acadêmicos matriculados nos cursos abaixo relacionados, desde que efetuem matrícula no respectivo número mínimo de créditos ou mais, receberão desconto conforme o quadro.


Desconto incentivo a mais créditos: a partir de 20 créd – 20%
Curso Turno Regime de Matrícula
Gestão da Produção Industrial Noite Por crédito
Processos Gerenciais Noite Por crédito
Desconto incentivo a mais créditos: a partir de 12 créd – 32%
Curso Turno Regime de Matrícula
Jogos Digitais Noite Por crédito
Design de Animação Noite Por crédito

PAGAMENTO DA MATRÍCULA

Valores válidos para 2019. As matrículas contratadas em 2019 relativas ao ano de 2020 estão sujeitas ao reajuste de mensalidade conforme disposto na Lei nº 9.870 de 23/11/1999. Eventual diferença de valor será acrescida nas parcelas posteriores.

O valor contratado poderá ser pago à vista ou parcelado. A forma padrão de pagamento é a prazo, se desejar o estudante poderá efetuar a alteração para pagamento à vista no Espaço Feevale, disponível  no site da Universidade.

A confirmação da matrícula efetuada está condicionada ao pagamento da 1.ª parcela, sendo o vencimento estabelecido para o dia seguinte à realização da matrícula. O boleto bancário disponibilizado poderá ser pago na rede conveniada, cumprindo o prazo determinado.

PAGAMENTO À VISTA


Pagamento à vista: nesta modalidade, o valor total contratado será quitado em uma única parcela fazendo jus o contratante ao desconto conforme percentual definido institucionalmente e aplicado sobre o referido valor a ser pago.

PAGAMENTO PARCELADO


Nesta modalidade, haverá o parcelamento do valor total contratado de acordo com a oferta do curso e respectiva data de matrícula do estudante. 

  • O pagamento das parcelas restantes deverá ser realizado através de boleto bancário, emitido mensalmente, com vencimento padrão no último dia útil de cada mês.
O informativo referente ao boleto bancário gerado será encaminhado para o e-mail financeiro cadastrado, e estará disponível para emissão no site da Universidade, no Espaço do Aluno.

Obs.: demais informações devem ser consultadas no Guia Acadêmico 2020.

CANCELAMENTO CURSOS PRESENCIAIS

Para solicitação de cancelamento, a data de referência a ser considerada corresponde ao início do 1º semestre letivo de 2020, dia 20/02/2020.

O estudante que solicitar o cancelamento de componente curricular até o último dia útil antes do início do semestre letivo, ou seja, 19/02/2020 para o primeiro semestre de 2020 receberá a devolução de 50% do valor da primeira parcela e isenção das parcelas subsequentes, referente ao componente curricular cancelado, considerando o parcelamento padrão em 6 (seis) vezes iguais, e vencimento no último dia útil de cada mês.

O cancelamento solicitado a partir do início do semestre, incluso o dia inicial, não dá o direito à devolução dos valores pagos e garante a isenção das parcelas futuras contratadas a partir do mês subsequente ao pedido de cancelamento, considerando o parcelamento padrão em 6 (seis) vezes.

O valor do cancelamento está atrelado à semestralidade e compromisso de pagamento em relação à contratação dos serviços prestados, independente se já houve quitação ou não das parcelas do semestre.

O pedido de cancelamento de componentes curriculares com solicitação de isenção das parcelas vincendas poderá ser realizado até transcorridos 50% do período letivo de cada semestre, sendo assim até dia 29/04/2020 para o 1º semestre.

O cancelamento deve ser solicitado no seu respectivo Instituto Acadêmico e incidirá cobrança do serviço protocolar referente a cada componente curricular cancelado.

No caso de reprovação, a disciplina não poderá ser cancelada.

No caso de abandono de componente (s) curricular (es) sem solicitação de cancelamento, não haverá devolução dos valores pagos e nem isenção das parcelas a vencer.

No cancelamento parcial de matrícula em curso diurno ou em curso com desconto proporcional, a matrícula será ajustada de acordo com o número de créditos restantes, conforme a escala de concessão de desconto previsto nas normas financeiras da Instituição e estará sujeito às regras de cancelamento anteriormente mencionadas.

Obs.: O estudante deverá permanecer matriculado em, no mínimo, 8 (oito) créditos, exceto para cursos seriados ofertados por módulos ou FISEM, nos quais a matrícula ocorre em todos os componentes curriculares.

CANCELAMENTO DOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA E ODONTOLOGIA

O estudante poderá solicitar o cancelamento do período letivo no seu respectivo Instituto Acadêmico e incidirá cobrança do serviço protocolar referente ao cancelamento, não sendo previsto o cancelamento parcial dos componentes curriculares contratados. Para fins de cancelamento da matrícula e cálculo de isenção e/ou devolução de valores, tornar-se-á como referência o parcelamento padrão em 6 (seis) vezes iguais, vencimento padrão no último dia útil de cada mês e também na data de início oficial de cada semestre letivo sendo 20/02/2020 para o primeiro semestre letivo (2020/01).

O estudante que solicitar o cancelamento até o último dia útil antes do início do semestre letivo, ou seja, 19/02/2020 para o primeiro semestre, receberá a devolução de 50% do valor da primeira parcela e isenção das parcelas subsequentes, considerando o parcelamento padrão em 6 (seis) vezes iguais, e vencimento no último dia útil de cada mês.

O cancelamento solicitado a partir do início do semestre, ou seja, 20/02/2020 para o primeiro semestre, incluso o primeiro dia, não dá o direito à devolução dos valores pagos, mas garante a isenção das parcelas futuras contratadas a partir do mês subsequente ao pedido de cancelamento, considerando o parcelamento padrão em 6 (seis) vezes iguais, e vencimento no último dia útil de cada mês.

O cancelamento com isenção das parcelas vincendas pode ser solicitado até transcorrido 50% do período letivo de cada semestre, ou seja, até o dia 29/04/2020 para o 1º semestre.  No caso de reprovação, o componente curricular não poderá ser cancelado.

No caso de abandono, não haverá restituição de valores nem isenção das parcelas vencidas ou vincendas.

Em caso de reprovação em um ou mais componentes curriculares, o estudante deve realizar matrícula no (s) componente(s) curriculares(s) reprovado(s) novamente. A cobrança será calculada proporcionalmente à carga horária da disciplina reprovada.

VALORES DE SERVIÇO PROTOCOLAR DE AJUSTE E CANCELAMENTO*

  • Ajuste de componente curricular: R$ 34,50
  • Cancelamento de Disciplina Curso de Graduação: R$ 64,00
  • Cancelamento de Curso de Graduação EAD e Feevale Digital: R$ 150,00
  • Cancelamento de Matrícula de Módulo - Medicina: R$ 600,00
  • Cancelamento de Matrícula Cursos de Medicina Veterinária e Odontologia: R$ 300,00

*A partir de 01/01/2020 os valores dos serviços protocolares sofrerão reajuste no valor. 

 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais