Sobre a Prova | Universidade Feevale

Sobre a Prova

A Universidade Feevale atenta às instruções das instâncias competentes à educação e à saúde pública, se soma aos esforços de diversas entidades no sentido preventivo da disseminação do Coronavírus. Acompanhe as publicações em relação as orientações para participação dos processos seletivos presenciais. 

Dicas para a redação

  • Leia bastante, estude os temas da atualidade: aplique conceitos/ argumentos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do comentário crítico.
  • Demonstre domínio da norma culta da língua escrita.
  • Organize um breve brainstorming antes de começar seu texto: selecione, relacione, organize e interprete informações, fatos, opiniões, argumentos em defesa de um ponto de vista. 
  • Releia o texto com atenção e faça as correções necessárias. Fique atento à pontuação, à grafia das palavras e ao uso dos articuladores. Lembre-se: um articulador mal empregado pode mudar todo sentido da ideia

ORIENTAÇÕES PARA REDAÇÃO FEEVALE ONLINE

Leia a proposta para a produção textual e desenvolva o texto sob a forma de comentário crítico. É indispensável que você se posicione criticamente, podendo fazer uso da 1ª pessoa do singular na defesa dos seus argumentos. Seu texto deverá ter introdução, desenvolvimento e conclusão.  

Ao desenvolver a prova de redação, observe os seguintes pontos: 

# ao iniciar, você terá 60 minutos para realizar a prova e enviar a redação; 
# você terá uma única chance de resposta para a prova de redação Feevale, ou seja, apenas uma oportunidade de envio. Ao enviar, essa redação irá automaticamente para avaliação; 
# você não pode acessar outro material (site, textos, celular, entre outros) durante a realização da prova, bem como realizar comandos de copiar e colar. A troca de tela ensejará a troca de tema e, consequentemente, o reinício da prova; 
# a sua redação deverá ter mais de 1.500 e menos de 2.300 caracteres; 
# não é necessário dar um título a seu texto, mas, se quiser utilizá-lo, deverá ser colocado na primeira linha da redação, deixando um espaço entre o título e a primeira linha do texto. 

CRITÉRIOS BÁSICOS PARA A AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO 

A avaliação da redação, no Vestibular da Universidade Feevale, centra-se em duas competências: linguística e textual.  

Na competência linguística, analisa-se o emprego da modalidade escrita culta do português brasileiro, abrangendo os seguintes desvios: de vocabulário, de convenções da escrita, gramaticais e de textualização. 

Na competência textual, verifica-se o emprego do gênero comentário crítico, bem como se o candidato responde ao que foi perguntado e como desenvolve a proposta, ou seja, consideram-se os argumentos, a autoria, a criticidade, a reflexão, a inovação, a persuasão na defesa de um ponto de vista, entre outros atributos.  

O candidato deverá:  

1. demonstrar domínio da modalidade escrita culta do português brasileiro; 
2. evidenciar compreensão da proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, observando as características e os limites estruturais do comentário crítico; 
3. selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões, demonstrando conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de argumentação em defesa de um ponto de vista; 
4. elaborar, quando for o caso, proposta de intervenção para o problema abordado na perspectiva de respeito aos direitos humanos. 

Será atribuída nota 0 (zero) à redação que: 

1. não aborde o tema da proposta;  
2. não seja um comentário crítico; 
3. seja escrita em língua estrangeira; 
4. contenha plágio; 
5. tenha menos de 1.500 ou mais de 2.300 caracteres; 
6. apresente frases soltas e desconexas, sem adequada relação entre as partes e sem a utilização dos recursos linguísticos necessários ao desenvolvimento coerente do tema em forma de comentário crítico, comprometendo o texto como um todo e impedindo a sua compreensão;  
7. apresente impropérios, com claro e deliberado desrespeito aos direitos humanos.   

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.