Universidade Feevale passa a integrar o United Nations Academic Impact | Universidade Feevale

Universidade Feevale passa a integrar o United Nations Academic Impact

24/07/2019 - Atualizado 15h41min

logo Unai

Órgão vinculado à ONU tem o objetivo de promover ações para o desenvolvimento sustentável

A Universidade Feevale foi aceita como membro do United Nations Academic Impact (Unai), órgão vinculado às Organização das Nações Unidas (ONU). A rede integra, desde 2010, cerca de 1300 instituições de ensino, além de pesquisadores e estudantes de mais de 130 países com o objetivo de apoiar e contribuir para a realização das metas da ONU, em especial os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre esses objetivos, se destacam iniciativas que visam o fim da pobreza e fome, redução de desigualdades, acesso à educação, desenvolvimento e crescimento econômico sustentáveis e a resolução de conflitos.

A inciativa de participação no Unai partiu do curso de Direito da Feevale, por meio do seu coordenador, Alexandre Alberton, e do professor Fabrício José Rodrigues de Lemos, do grupo de estudos em Direito Internacional e Desenvolvimento da Universidade, sendo apoiada pela Direção de Relações Internacionais e Institucionais da Universidade. Para atender aos requisitos da iniciativa, a Instituição deverá comprovar a realização de eventos e atividades que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que envolvem temas tão abrangentes como a proteção ao meio ambiente e o combate às desigualdades socioeconômicas, quanto matérias relativas a medidas de saúde pública e infraestrutura dos países.

Como membro do Unai, a Feevale seguirá realizando ações vinculadas aos ODS, como as já existentes voltadas ao atendimento da comunidade de Novo Hamburgo e região. Há previsão, para novembro, de realização do evento Direito Internacional e Desenvolvimento: América Latina em contexto. A atividade, ainda em fase de organização, contará com palestras de pesquisadores nacionais e internacionais e grupos de trabalho, relacionando as temáticas do desenvolvimento sustentável à América Latina. Há, ainda, a possibilidade de que a Instituição se torne, posteriormente, um Hub do Unai – um dos centros de pesquisa e inovação espalhados pelo mundo, voltados a diferentes temáticas atreladas aos princípios da rede.

Conforme o professor Lemos (foto), integrar o Unai é uma iniciativa que envolveu, inicialmente, duas frentes na Instituição: o curso de Direito e a Diretoria de Relações Internacionais. Contudo, pode, futuramente, expandir sua atuação e abranger as ações dos programas de pós-graduação em Qualidade Ambiental e Processos e Manifestações Culturais, por exemplo. “Há uma perspectiva interdisciplinar no projeto. Com o apoio de diversas áreas, poderemos ter mais pessoas pensando como pode ser feito o envolvimento com o Unai. Há questões sobre inovação e melhoria da qualidade das indústrias; melhorias na educação e infraestrutura de países, além de elementos de justiça social – então, a iniciativa pode abranger diversos cursos e programas da Feevale”, completa.

Sobre o grupo Direito Internacional e Desenvolvimento

O grupo de estudos em Direito Internacional e Desenvolvimento é uma atividade voluntária do professor Fabrício Rodrigues de Lemos e de alunos do curso de Direito. O objetivo é discutir artigos da temática, no âmbito da América Latina. Os encontros são quinzenais e ocorrem nas salas de estudo da biblioteca do Câmpus II, em sextas-feiras alternadas, no vespertino. O grupo está em processo de seleção de novos integrantes do curso de Direito para o segundo semestre deste ano. Os interessados devem enviar currículo e um breve texto, explicando sua motivação para participar da iniciativa, para o e-mail fabriciolemos@feevale.br, até o dia 15 de agosto.

Sobre o Unai

O United Nations Academic Impact (Unai) é uma iniciativa que alinha as instituições de ensino superior com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O Unai auxilia seus membros a disseminar informações sobre iniciativas e atividades da ONU, fornecendo ideias sobre como essas atividades podem ser aplicadas em nível local nos câmpus universitários, nas salas de aula e nas comunidades. Também disponibiliza uma plataforma em que acadêmicos e pesquisadores podem se conectar e compartilhar ideias, pesquisas e recursos. Saiba mais no site: academicimpact.un.org.

Fabrício Lemos

 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais