Universidade Feevale e Instituto Caldeira firmam convênio | Universidade Feevale

Universidade Feevale e Instituto Caldeira firmam convênio

19/04/2022 - Atualizado 17h32min

Parceria tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo inovador

Feevale e Caldeira

Nesta terça-feira, 19, foi formalizada uma parceria entre a Universidade Feevale e o Instituto Caldeira, com o objetivo de promover esforços conjuntos para fomentar o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento do ambiente de inovação. Participaram da assinatura do convênio de cooperação, que aconteceu no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, o reitor da Universidade, Cleber Prodanov, e o diretor Executivo do hub da capital, Pedro Valério. Também estiveram presentes a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, a coordenadora do Feevale Techpark, Manuela Bruxel, e a supervisora do parque, Eduarda Brito Sawaya. Na ocasião, Valério levou a comitiva da Universidade para uma visita pelos espaços do Instituto.

A partir da parceria, serão desenvolvidas ações entre a Universidade, por meio do Feevale Techpark, e o Instituto Caldeira, a fim de levar os programas e serviços executados no parque tecnológico da Feevale para dentro do Instituto. Da mesma forma, as empresas do Feevale Techpark poderão utilizar a infraestrutura e serviços do hub de inovação de Porto Alegre.

Feevale e Instituto Caldeira

Cleber Prodanov, reitor da Universidade Feevale, lembra que a Instituição está em Porto Alegre para somar e para levar o seu DNA empreendedor e inovador para a capital gaúcha.

A parceria com o Instituto Caldeira irá fortalecer, significativamente, o ecossistema da inovação em Porto Alegre e região”, afirma.

Conforme a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, o convênio é uma das iniciativas que vai permitir que o Feevale Techpark se estabeleça de forma mais sólida em Porto Alegre.

É um benefício muito grande para nossas empresas saber que podem acessar a infraestrutura do Instituto Caldeira e, para nós, será um privilégio receber as suas empresas em nosso parque”, afirma.

Daiana lembra que o parque tecnológico da Feevale já possui uma estrutura descentralizada, com unidades em de Novo Hamburgo, Porto Alegre e Campo Bom e possui infraestrutura nos polos da Universidade em Esteio e Sapiranga. “As parcerias junto a outros parques e ambientes de inovação, como o Instituto Caldeira, permitem que possamos, cada vez mais, descentralizar os nossos serviços e, também, oferecer oportunidades e espaços diferenciados paras as nossas empresas, pois o sucesso deles é o nosso sucesso”, finaliza.

Na opinião de Pedro Valério, diretor Executivo do Instituto Caldeira, é com muito entusiasmo que o hub da capital vê essa aproximação.

A conexão com as grandes universidades do Estado é fundamental para a prosperidade do ecossistema de inovação, e há um universo muito grande de oportunidades de articulações conjuntas. Estamos conversando, desde a perspectiva de formação de talentos, em uma visão de longo prazo, mas, principalmente, da aproximação das grandes empresas com os empreendedores da região e das startups da região, conectadas ao Feevale Techpark, estarem próximas de toda a comunidade daqui do Instituto”, completa.

Sobre o Feevale Techpark

O Feevale Techpark, parque tecnológico da Universidade Feevale, busca promover a geração e o crescimento de empreendimentos inovadores e de base tecnológica. O objetivo é gerar um ambiente de convivência e sinergia entre a Universidade, o poder público e as empresas de base tecnológica, de indústria criativa e outras áreas afins para fomentar a realização de pesquisa, desenvolvimento, empreendedorismo, inovação e quaisquer outras de expertises que possam ser agregadas ao parque.

O parque tecnológico da Universidade Feevale foi reconhecido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) como um dos três melhores do Brasil, estando de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais. Atualmente, possui unidades em Campo Bom, Novo Hamburgo e Porto Alegre e suas mais de 100 empresas geram cerca de 700 empregos diretos. Teve, em 2021, um faturamento de cerca de R$ 200 milhões. Saiba mais no site: www.feevale.br/techpark.

Sobre o Instituto Caldeira

Instituto sem fins lucrativos, conecta pessoas e iniciativas através de um hub de inovação e sua comunidade. Fundado por 42 grandes empresas do Rio Grande do Sul, nosso propósito é impulsionar transformações positivas e concretas no nosso estado através da inovação. Está localizado em uma área de 22 mil m² no antigo complexo industrial que ainda abriga as caldeiras importadas da Europa por AJ Renner na década de 1920, no 4º Distrito, em Porto Alegre. É um espaço destinado para atividades relacionadas à inovação e à nova economia, além de ser sede de empresas e operações de pesquisa, tecnologia e inovação. Saiba mais no site: institutocaldeira.org.br

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.