Últimos dias para inscrição de resumos em evento internacional sobre infância e mídia | Universidade Feevale

Últimos dias para inscrição de resumos em evento internacional sobre infância e mídia

05/09/2022 - Atualizado 10h48min

criança na mídia arte

Em formato híbrido, VI Seminário Criança na Mídia - I Seminário Recria ocorre dias 18 e 19 de outubro, na Universidade Feevale

Marcando o mês da criança, em 18 e 19 de outubro acontece o VI Seminário Criança na Mídia - I Seminário Recria, com o tema Infâncias, Mídia e Violências no Século XXI. O evento busca refletir junto à comunidade acadêmica acerca dos diversos tipos de violência que acometem as crianças e que são atravessadas por sua relação com as mídias no século XXI. De abrangência internacional, a atividade é gratuita e conta com uma programação híbrida, com palestras presenciais que serão transmitidas ao vivo e apresentações de trabalhos de modo virtual, acolhendo pesquisas acadêmicas e relatos de experiência.

Iniciativa do grupo Criança na Mídia - Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura da Feevale, liderado pela professora Saraí Schmidt, o Seminário Criança na Mídia traz em sua programação palestrantes de renome, como Gladis Kaercher, doutora em Educação. O evento integra o I Seminário Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescência – Recria, ação com proposta itinerante da Rede Recria, formada por pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do exterior que discutem as relações de crianças e adolescentes com a mídia. A Recria e o Criança na Mídia são responsáveis, por sua vez, pela coordenação dos Grupos de Trabalho (GTs) - que estarão com inscrições abertas para a submissão de resumos até este domingo, 11 de setembro, pelo hotsite do evento www.criancanamidia.com.br/seminario. A divulgação dos trabalhos aceitos está prevista para 3 de outubro, no hotsite.

O VI Seminário Criança na Mídia – I Seminário Recria tem por objetivo promover o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais de diferentes áreas com foco interdisciplinar nos estudos sobre gênero, raça, classe social, sexualidade, desigualdades e processos de in/exclusão. São princípios norteadores os estudos que versam sobre infâncias e juventudes e suas confluências com os processos midiáticos e culturais. O encontro visa gerar a produção de conhecimento interdisciplinar entre os diferentes segmentos da sociedade envolvidos com as culturas infantis (profissionais da comunicação, educação, direito, psicologia, marketing, sociologia, games etc). O evento acadêmico terá, ainda, participação de professores da rede pública. A proposta é oportunizar um espaço para a problematização de perspectivas educacionais e movimentos que perpassam, também, o território escolar.

Programação:

Dia 18 de outubro

  • 19h – Conferência de abertura: Mídias, infâncias, violências de raça e gênero, com Gladis Kaercher, doutora em Educação e docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mediação de Marina Mentz, jornalista

Dia 19 de outubro - GTs simultâneos: 8h30min às 12h

  • GT1 Mídia, Infâncias e Gênero
  • GT2 Infâncias e Processos de Comunicação
  • GT3 Mídia, Infâncias e Raça
  • GT4 Infâncias e Linguagens comunicacionais

  • 14h - Mesa: Mídia, Infâncias e Violências. Convidadas: Ângela Farah, doutora em Ciências da Comunicação e pesquisadora vinculada ao Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), Karina Barbosa, doutora em Ciências da Comunicação e pesquisadora vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Ingrid Martins, doutoranda em Ciências Sociais pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso Argentina)

Inscrição de pesquisas acadêmicas, práticas extensionistas e relatos de experiência:

  • Inscrição gratuita: até 11 de setembro
  • Normas e submissão pelo hotsite oficial do evento: www.criancanamidia.com.br/seminario *A divulgação dos trabalhos aceitos está prevista para 3 de outubro, no hotsite.

Acompanhe o seminário nas redes:

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.