Clube reforça seu papel como referência na formação esportiva, social e educacional em Novo Hamburgo e região

A União Jovem do Rincão (UJR) encerra a temporada 2025 com avanços significativos em seus três projetos esportivos. Ao longo do ano, o clube ultrapassou a marca de 1.400 alunos e atletas atendidos, reforçando seu papel como referência na formação esportiva, social e educacional em Novo Hamburgo e região.
No projeto Equipes de Formação, o apoio da Universidade Feevale e do Banrisul, aliado à execução de projeto via Pró-Esporte RS, com patrocínio da Conforto, foi determinante para o desenvolvimento das atividades ao longo da temporada. O trabalho manteve a atenção à formação masculina e teve como principal diferencial a consolidação das equipes de base femininas.
Como parte desse processo, o clube ampliou sua estrutura de categorias, com o ingresso do Sub-11 e Sub-13 no feminino, o que possibilitou a primeira participação da UJR no Gauchão de Futsal Feminino, com as equipes Sub-15 e Sub-17. Com isso, o tricolor hamburguense passa a contar com categorias do Sub-11 ao Universitário, em ambos os naipes, fortalecendo seu modelo de formação contínua.

Dentro das quadras, a temporada foi marcada por números expressivos. Foram 320 jogos disputados em 26 competições, envolvendo as 12 categorias do clube. O desempenho esportivo resultou na conquista de nove títulos regionais, sete deles com as equipes masculinas: a 19ª Copa Feevale/Banrisul/Smel NH, nas categorias do Sub-11 ao Sub-17; a Liga Metropolitana de Futsal Masculino, nas categorias Sub-12 e Sub-18; e o Torneio de Base do Aberto do Soberano, na categoria Sub-10. No feminino, a UJR foi campeã da Liga Extremo Sul, nas categorias Sub-13 e Sub-17.
Futsal Social
No Futsal Social, vem realizando o seu décimo quarto projeto executado com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. A iniciativa contou com o patrocínio de empresas como Banrisul, Sulgás, Unique, Tintas Kiling, Apta, SLC, Tacosola, Rissul, entre outras que apoiam o projeto por meio do Imposto de Renda, além das parcerias com a Universidade Feevale e com as Secretarias de Educação, Cultura e de Esporte e Lazer de Novo Hamburgo.
São atendidos 660 alunos, em seis territórios de atuação no município, com uma proposta de atenção integral às crianças e adolescentes. A estrutura do projeto, que conta com aproximadamente 40 profissionais e acadêmicos, possibilitou avanços importantes junto às famílias e às escolas, por meio da atuação da equipe psicossocial em parceria com a Rede Proteção à Crianças e ao Adolescente, na garantia dos direitos e nos encaminhamentos dos educandos para oportunidades educacionais, para o primeiro emprego, via Lei do Jovem Aprendiz, e para o acesso à formação esportiva específica, por meio das Equipes de Formação do clube.
Escola de Futsal
Já a Escola de Futsal UJR/Feevale/Banrisul manteve, em 2025, seu foco em contribuir com as famílias por meio da formação esportiva de crianças e adolescentes. Durante a temporada, o projeto alcançou o seu décimo primeiro núcleo, com a expansão para a cidade de Esteio, ampliando o atendimento para 550 alunos.
Captação de recursos
A UJR está captando recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal para dois projetos aprovados no Ministério do Esporte, com execução prevista para 2026.
Os projetos contemplam as manifestações esportivas social e de rendimento/formação, permitindo que empresas tributadas pelo regime de lucro real destinem até 2% do Imposto de Renda devido. Já as pessoas físicas podem contribuir com até 7% do Imposto de Renda. Os aportes podem ser realizados até o dia 30 de dezembro.
Interessados em apoiar os projetos por meio da dedução de imposto ou de forma direta podem obter mais informações ao entrar em contato com a UJR pelo telefone (51) 99648-6164, com Eduardo Attolini.