Território AfroSagrado representa o Rio Grande do Sul na Expo Favela Brasil 2025 | Universidade Feevale

Território AfroSagrado representa o Rio Grande do Sul na Expo Favela Brasil 2025

12/11/2025 - Atualizado 13/11/2025 10h31min

Projeto foi idealizado por Leonardo Rosa, graduado em Jornalismo e mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale

leo

O projeto Território AfroSagrado, idealizado pelo jornalista, fotógrafo e mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale, Leonardo Rosa, em parceria com a produtora cultural Luana Khodja (Imago Produtora), está entre os cinco selecionados que representarão o Rio Grande do Sul na Expo Favela Brasil 2025. O evento nacional celebra o empreendedorismo, a criatividade e a potência das favelas brasileiras.

Com origem em Novo Hamburgo, o projeto dá visibilidade e protagonismo às tradições religiosas de matriz africana, destacando a presença e a contribuição do povo negro na formação cultural e religiosa do Estado. A iniciativa nasceu com o propósito de registrar, valorizar e preservar o espaço mítico das religiões de matriz africana, frequentemente silenciadas em uma região marcada pela forte colonização germânica e pela predominância das tradições católica e luterana.

Para Leonardo Rosa, a fé, a arte e a ancestralidade também são formas de empreendedorismo e resistência cultural. “O impacto do projeto nas comunidades é profundo: fortalece a autoestima da população negra e dos povos de terreiro, combate o racismo religioso e estrutural e estimula o respeito à diversidade e à pluralidade cultural em um Estado que, apesar de ser o que possui o maior número de casas de religiões de matriz africana do Brasil, ainda enfrenta desafios de reconhecimento e respeito”, destaca. Ele também enfatiza o papel da fotografia como documento e instrumento de combate ao racismo religioso, capaz de construir memória, denunciar invisibilidades e afirmar a beleza e a dignidade das expressões sagradas afro-brasileiras.


Território AfroSagrado

O projeto Território AfroSagrado, que surgiu em Novo Hamburgo, destaca a inegável contribuição do negro no município e região, para o desenvolvimento sociocultural-econômico desta comunidade. Propondo um recorte sobre a manifestação cultural-religiosa, visibiliza o espaço mítico das religiões de matriz africanas, buscando demarcar memórias e histórias da existência das religiões afro-brasileiras presentes em Novo Hamburgo, onde apenas as tradições católica e luterana são consolidadas como parte de sua identidade local.

O projeto destaca, ainda, a problemática de inviabilização da comunidade negra em Novo Hamburgo e se apoia na necessidade de reverter este ocultamento, aprofundando de saberes e promovendo a difusão e valorização destas manifestações culturais que demonstram e reafirmam a pluralidade e diversidade cultural brasileira. Contemplado em primeiro lugar em sua categoria, o projeto promoveu o mapeamento das casas de religião matriz africanas em Novo Hamburgo, aprofundamento de pesquisa documental e de campo, registros de memória oral e a produção de novos registros fotográficos, que resultaram na criação de site, exposição e neste catálogo.

Em sua etapa de mapeamento, foram catalogados 88 terreiros na cidade de Novo Hamburgo, através de pesquisa virtual e presencial. “Esse número não se esgota, visto que, através de depoimentos, pode passar de cem. Neste contexto plural, existem líderes religiosos de negros e não negros. Além da diversidade de gênero significativa apresentada pela pesquisa”, explica Leonardo Rosa.


Novas oportunidades

A Expo Favela RS foi realizada nos dias 7 e 8 de novembro, em Porto Alegre. Ao todo, 174 empreendedores gaúchos foram selecionados para participar e expor seus projetos no evento, que reuniu mais de 20 mil participantes. Além de selecionado para representar o Estado no evento nacional, o projeto Território AfroSagrado receberá mentorias preparando para sua participação na Área dos Empreendedores do Expo Favela Innovation Brasil - espaço dedicado às startups da favela, além dos expositores selecionados por apresentarem as ideias, projetos e negócios mais criativos e inovadores entre os inscritos. “É também o local onde investidores podem conhecer esses empreendimentos e, quem sabe, oferecer apoio a eles”, afirma Leonardo Rosa. A Expo Favela Innovation Brasil acontecerá no Expo Center Norte, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de novembro.

AfroSagrado 1

AfroSagrado 2

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Ouvidoria

A Ouvidoria da Feevale é a instância final de atendimento, atuando com ética e imparcialidade. Registre sua manifestação clicando aqui.