Professores do curso de Administração ministraram painel sobre Inteligência Artificial na Gestão

O curso de Administração da Universidade Feevale esteve representado durante o Encontro Gaúcho de Administração (EGAD), na última semana,que celebrou os 60 anos da profissão de administrador. A atividade foi promovida pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) e teve como tema central Da Academia ao Mercado: desafios e oportunidades para os profissionais de administração. O evento, que teve a presença da coordenadora do curso de Administração da Instituição, Cristiane Froelich, ocorreu no Centro de Eventos da Associação de Medicina do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre.
A Feevale participou com o painel Inteligência Artificial na Gestão: um olhar sobre as competências profissionais do administrador, no segundo dia do encontro.
A atividade foi apresentada pelos professores Marco Antonio Mabilia Martins e Marcelo Paveck Ayub, com mediação do presidente do CRA-RS, Flávio Cardozo de Abreu.
De acordo com Martins, o profissional de Administração deixou de ser um executor de processos para ser um “orquestrador de inteligências”. Durante a sua fala, ele enumerou segmentos como marketing, cadeia de suprimentos e controle e avaliação de resultados, entre outros, nos quais a IA facilita a vida do administrador e das organizações. “A IA não é só boa para as empresas, ela é boa para as pessoas, e isso traz um cenário de certezas", concluiu.
Na sequência, Marcelo Ayub trouxe a perspectiva das finanças a partir do advento da inteligência artificial. "Atualmente, as plataformas de IA já cruzam dados de consumo, geolocalização e histórico de crédito, e as mesmas preveem o comportamento do cliente antes mesmo da solicitação. É o caso de instituições como Bank of America, IBM, Nubank e Itaú, por exemplo. A IA faz as contas. O administrador decide o que fazer com elas”, pontuou.