Operação aconteceu de 8 a 27 de julho, no Amazonas
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex) da Universidade Feevale certificou, nesta segunda-feira, 18, os participantes da Operação Amazonas do Projeto Rondon. Realizada entre os dias 8 e 27 de julho, na região geográfica da Calha do Rio Negro e Solimões, na Amazônia, a missão contou com oito acadêmicos de diferentes cursos.
Eles foram acompanhados pelas professoras Magali Pilz, do curso de Fisioterapia, e Maristela Cassia de Oliveira Peixoto, coordenadora do curso de Enfermagem, a fim de realizar oficinas em áreas como cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde. Entre as atividades realizadas estão ações prioritárias de atendimento às necessidades sociais, ambientais e econômicas da população, em consonância com as políticas públicas e os planos governamentais em execução.
O evento de certificação contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, do assessor Acadêmico de Iniciação à Pesquisa e Extensão da Universidade, Rodrigo Staggemeier e da coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária, Luciane Iwanczuk.
Para Spilki, a participação da Universidade Feevale no Projeto Rondon reafirma o compromisso da Instituição com uma formação que ultrapassa os limites da sala de aula. “O Rondon é uma iniciativa em que acredito profundamente, assim como toda a equipe envolvida. A Universidade não se encerra em suas salas de aula, nem no objetivo de formar apenas para o mercado. Isso é importante, mas é pouco diante do que podemos fazer. Formar caráter, ampliar horizontes e viver experiências reais, como essa, transforma. Tenho certeza de que cada um aqui está construindo algo que vai muito além do diploma”, afirmou.
A professora Maristela ressaltou o impacto da vivência na Operação Amazonas, destacando os aprendizados e a transformação pessoal e coletiva proporcionados pela experiência. “Desde a proposta da operação até o voo rumo à floresta densa, vivemos momentos de dúvida e coragem. Fomos acolhidos com afeto e aprendemos que a simplicidade é poderosa, que o cuidado é compromisso, e que os chamados ‘povos invisíveis’ são, na verdade, profundamente presentes”, relatou.
Confira a equipe de rondonistas:
- Bianca Gerhardt D'Ávila
- Bruno Leonardo Hartmann
- Fernanda Thaissa Picinini
- Igor de Oliveira Lopes
- Ionara da Rosa
- Larissa Schumann
- Roberta Rodrigues Zorzo
- Thaís Rúbia Roque
Sobre o Projeto Rondon
O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional. Entre os seus objetivos, estão contribuir para a formação do jovem universitário como cidadão, integrando-o ao processo de desenvolvimento nacional e estimulando a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.