Rede Craft expande a sua atuação | Universidade Feevale

Rede Craft expande a sua atuação

09/08/2022 - Atualizado 16h

Dois meses após seu lançamento, associação passa a contar com 22 cervejarias associadas, situadas em quatro regiões do Estado

foto

A Rede Craft, lançada em maio deste ano, iniciou o processo de expansão da sua atuação. A partir de agosto, a entidade, criada para unir os empreendedores, fomentar o mercado cervejeiro artesanal e o turismo no Rio Grande do Sul, passa a contar com sete novas cervejarias. São eles: Coyote 9102 (Campo Bom), DNA Beer (Porto Alegre), Front Bier (Caxias do Sul), KKB Microcervejaria (Igrejinha), Traum (Nova Petrópolis), Vale 4 (Novo Hamburgo) e Wigs Craft Beer (Santa Maria do Herval). Todo o processo, desde a constituição da Rede, acontece com consultoria do Programa Redes de Cooperação da Universidade Feevale.

Com o ingresso dos novos empreendimentos, a Rede Craft passa a contar 22 membros - 96,6% do grupo corresponde a empreendedores de tamanhos nano, micro e pequeno porte. O aumento de associados possibilita um crescimento de 37% no volume de produção, que passa de 202 mil litros para 275 mil litros mensais de cerveja. O grupo também é responsável por gerar em torno cerca de 370 empregos diretos e indiretos, que ajudam a sustentar funcionários das cervejarias, de bares e de outros pontos de comercialização dos produtos.

De acordo com Janderson Martini, presidente da Rede Craft, a atuação da entidade está concentrada, neste primeiro momento, na Região Metropolitana, nos vales do Sinos e Paranhana, na Serra Gaúcha e no Litoral Norte. “Esse movimento é muito importante para que possamos fortalecer o nosso mercado e contribuir para que as micro, nano e pequenas cervejarias possam se desenvolver e não fechar como, infelizmente, estamos vendo”, afirma. “Queremos chegar a outras cidades e públicos, visando dar legitimidade e visibilidade à Rede, pensando em discutir estratégias de negócio que tenham como foco a qualidade e a redução no preço final dos produtos fabricados, assim como propor alternativas de políticas públicas que valorizem o nosso segmento com o governo do Estado”, complementa.

Programa Redes de Cooperação

É desenvolvido a partir de uma parceria, superior a 20 anos, entre a Universidade Feevale e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) do Rio Grande do Sul. Tem por objetivo reunir pessoas e empresas com interesses comuns em redes de cooperação, para a constituição de uma entidade juridicamente estabelecida (associações). Com isso, é possível realizar ações conjuntas dos participantes, facilitando a solução de problemas coletivos e o acesso às tecnologias, bem como conquistar novas oportunidades de mercados, produtos e serviços.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.