As aulas se iniciam no dia 14 de junho
Estão abertas as inscrições para o curso Intervenção Psicopedagógica: mediação, cognição e singularidades no aprender, promovido pela Universidade Feevale. A formação é direcionada para psicopedagogos, pedagogos, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, estudantes e demais profissionais da educação e saúde.
Com início em 14 de junho, a qualificação irá abordar o desenvolvimento infantil com base nas teorias de Lev Semionovitch Vigotski, Jean Piaget e na Psicopedagogia Cognitiva. O curso inclui temas como neurodesenvolvimento, funções executivas e perfis de aprendizagem (transtorno do espectro autista - TEA, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - TDAH e altas habilidades), além de práticas com avaliações psicopedagógicas, provas operatórias e estudos de caso. Ao final, os participantes estarão preparados para realizar intervenções eficazes e humanizadas.
As aulas acontecerão nos sábados, das 8h às 17h, no Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). A professora Cármina Geanini Nunes Monteiro de Souza, coordenadora do curso, é pedagoga e especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Neurocognição, além de mestre e doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, com foco em práticas inclusivas e mentoria docente.
As inscrições seguem disponíveis até esta sexta-feira, 13 de junho. Mais informações podem ser acessadas pelo site.
Confira o conteúdo do curso: Encontro 1 – Fundamentos do desenvolvimento e aprendizagem: Vygotsky, Piaget e Psicopedagogia Cognitiva
- Contribuições de Vygotsky: mediação, linguagem, zona de desenvolvimento proximal, subjetividade
- Piaget e o desenvolvimento intelectual: conteúdo, função e estrutura, estágios do desenvolvimento
- Psicopedagogia Cognitiva: aprendizagem significativa, estratégias mentais, motivação
- Relações entre cognição, afetividade e linguagem no processo de aprender
- Provas operatórias piagetianas
Encontro 2 – Neurodesenvolvimento, funções executivas e singularidades da aprendizagem
- Introdução às funções executivas: definição, componentes e importância na aprendizagem
- Perfis de desenvolvimento associados aos transtornos: transtorno do espectro autista, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno específico de aprendizagem (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia)
- Altas habilidades/superdotação: identificação, necessidades e enriquecimento curricular
- Práticas psicopedagógicas inclusivas e estratégias de intervenção diferenciadas
- Estudo de caso com elaboração de plano psicopedagógico individualizado, contemplando aspectos neuropsicológicos, afetivos e sociais
Encontro 3 – Avaliação psicopedagógica e instrumentos de escuta: análise de desenho e outros recursos
Fundamentos da avaliação psicopedagógica: escuta, vínculo, observação e registro
- O desenho infantil como recurso expressivo: fases do desenvolvimento gráfico, tipos de desenho e sua interpretação
- Técnicas de análise de desenho: livre, dirigido, temático
- Construção de hipóteses diagnósticas e encaminhamentos psicopedagógicos
- Análise de desenhos infantis (livres e dirigidos) com discussão diagnóstica em grupo