Feevale sedia encontro internacional sobre territórios criativos e sustentabilidade | Universidade Feevale

Feevale sedia encontro internacional sobre territórios criativos e sustentabilidade

12/06/2025 - Atualizado 15h58min

Evento reuniu lideranças culturais de sete países no Vale Germânico e contou com a presença de Charles Landry, referência mundial na temática de “Cidades e Territórios Criativos”

Evento

Nesta quarta-feira, 11, a Universidade Feevale foi palco de importantes discussões sobre criatividade, cultura e sustentabilidade, durante uma das etapas do 12º Encontro da Plataforma de Territórios Criativos e Culturais. Com participação de especialistas de sete países, o evento promoveu troca de experiências, fortalecendo o reconhecimento do Vale Germânico como território criativo em expansão.

A programação teve início com um percurso cultural pelo bairro histórico Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo, organizado pela Secretaria da Cultura do município e pelo Caminhos de Hamburgo Velho. Em seguida, a comitiva internacional — composta por nomes como Paula Trujillo e Conrado Uribe (Plataforma Conexiones Creativas), Gregorio Lucena Scarpella (Global Cultural Districts Network - GCDN) e Charles Landry, referência mundial na temática de “Cidades e Territórios Criativos” — foi recebida na Universidade Feevale para uma série de atividades.

Na Instituição, os participantes visitaram o Teatro Feevale e conheceram o projeto social A Valorização dos Saberes e Fazeres Locais, no Câmpus II. A agenda seguiu com a apresentação de pesquisas e cases do Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa, coordenada pela professora Marta Rosecler Bez. As discussões giraram em torno da sustentabilidade dos ecossistemas criativos, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Para o reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, a presença do evento na Universidade reforça o papel da Instituição na promoção da cultura e da inovação. “É uma grande satisfação para nós da Feevale participar deste encontro, que agora se expande para vários municípios, incluindo Novo Hamburgo, com a parceria da Universidade. Temos um trabalho muito forte na área da Indústria Criativa, com programas de mestrado e doutorado, além de um corpo de professores e pesquisadores que certamente podem contribuir com essa temática. Estamos à disposição de vocês para colaborar e fortalecer ainda mais esse movimento”, declarou.

Charles

Landry, um dos grandes nomes do evento, propôs uma reflexão sobre o potencial criativo da região. “Cultura é quem nós somos, e a criatividade representa no que podemos nos transformar. O que achei muito legal de estar aqui é que eu tinha muitas expectativas e ideias sobre como essa região é, e estar aqui me ajudou a entender ainda mais o potencial e a essência desse lugar”, explicou.

Durante a programação na Feevale, foi realizada, também, a assinatura de uma memória oficial do evento, que integra a ata do 12º Encontro da Plataforma de Territórios Criativos e Culturais. O documento foi assinado por membros da Plataforma Conexiones Creativas e registra a memoração institucional do evento.

O encontro é fruto da colaboração entre a Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), por meio do RS Criativo, e a Plataforma Conexiones Creativas, com correalização do Instituto Caldeira e apoio institucional da Feevale, além das prefeituras de Caxias do Sul, Porto Alegre e Santa Maria. Pela Universidade, a programação contou com a participação do Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa e da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas. O evento segue com atividades em outras cidades até o sábado, 14 de junho.

Territórios

Territórios

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.