Jésus Rafael Pico conheceu propostas da Universidade e da Escola de Aplicação em momentos de integração com professores e alunos
O processo de aprender não termina nunca, e o foco deste aprendizado será sempre o estudante, o aluno em desenvolvimento. A afirmação é de Jésus Rafael Pico, professor da Indiana University Kokomo, de Indiana, nos Estados Unidos, que esta semana esteve em visita à Universidade Feevale e à Escola de Aplicação Feevale.
Na Universidade, ele foi recebido pelo reitor, José Paulo da Rosa, e pela diretora de Relações Internacionais, Paula Cundari, quando conheceu as instalações da instituição e trocou experiências com base em sua atuação nos Estados Unidos e também em sua formação no seu país de origem, a Colômbia.
Pico se mostrou entusiasmado com a proposta da Feevale e pontuou a importância do relacionamento entre professores e alunos, independentemente do nível de ensino. "É muito importante poder conhecer a realidade de outras universidades, sempre abre horizontes e nos permite ver onde podemos colaborar e o que nos faz crescer", disse o professor.
O professor, que é diretor do Centro Hispânico da Indiana University Kokomo e professor das disciplinas de espanhol, salientou que gosta muito de trabalhar com estudantes universitários, mas o contato com as crianças e adolescentes faz com que recorde o início de sua própria jornada. "O processo de educação era diferente na minha infância, gosto do desafio de hoje ajudar a fazer de outra forma", contou.
Na Escola de Aplicação, Pico participou de atividades com alunos de três turmas do Ensino Fundamental e Médio, com foco na disciplina de Língua Inglesa. O bate-papo abordou o sistema educacional dos Estados Unidos, Literatura e Cultura Latino-Americana e temas relacionados a plantas e animais, por meio do projeto Ecovivências, explorando curiosidades sobre flora, fauna e hábitos nos Estados Unidos.
"Ações de internacionalização, como a que vivenciamos com o professor Jésus Rafael Pico, são de extrema importância para os nossos estudantes e para o ambiente escolar. As trocas culturais lançam luz sobre novas perspectivas e possibilidades de desenvolvimento escolar e pessoal para os estudantes", afirma a professora Leticia Moraes Marques, de Língua Inglesa. Junto ao professor Otávio Rosa, de Língua Espanhola, ela diz ter observado que a interação realizada teve um caráter desmistificador sobre as duas culturas, além de despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes em buscar novas experiências por meio da aprendizagem de outras línguas, de viagens e de momentos de interação com diferentes grupos sociais, por exemplo. O estudante Vinicius Silva de Sá conta que gostaria de ter mais tempo para ouvir o relato do professor colombiano especialmente no que se refere a literatura latino-americana. Com a explanação de Pico, ele conta ter entendido a importância do aprendizado de novas línguas e também chamou muito sua atenção o comentário sobre os Estados Unidos da América, em que o professor falou sobre a história do Texas e como esse estado norte-americano continuou explorando os povos escravizados por dois anos após a abolição.