Projeto social que auxilia população em situação de rua inicia segundo ano de atividades | Universidade Feevale

Projeto social que auxilia população em situação de rua inicia segundo ano de atividades

Encontros ocorrem semanalmente no Centro Pop, em Novo Hamburgo

28/03/2019 - Atualizado 16h08min

O projeto social Da Rua Para’Noia da Universidade Feevale, em parceria com o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) de Novo Hamburgo, iniciou as oficinas de 2019. As atividades, desenvolvidas pelos cursos de Direito, Enfermagem, Pedagogia, Psicologia e da área da Comunicação, visam promover a saúde, os direitos humanos e a cidadania, além de problematizar a invisibilidade e a discriminação sofrida pela população em situação de rua.

Na semana passada, foram realizadas duas rodas de conversa: uma sobre saúde e outra que abordou os direitos legislativos dos indivíduos. Com o tema Conheça os seus direitos, a equipe de Direito explicou aos usuários e aos funcionários do Centro Pop noções sobre cidadania e a diferença entre direitos civis, sociais e políticos.

Ao falar sobre HIV/Aids, a equipe do curso de Enfermagem destacou a importância do tratamento e da prevenção. Segundo uma usuária do centro, o momento foi muito importante para o esclarecimento de dúvidas. A assistida destacou que, com o auxílio do projeto, ela refletiu que precisava de ajuda e percebeu que deveria aderir aos tratamentos.

De acordo com a coordenadora, Carmem Regina Giongo, as oficinas propõem acolher os assistidos. “O projeto tem como objetivo fortalecer a integração com áreas estratégicas da gestão pública sem perder de vista as demandas da própria população em situação de rua”, disse.

Em abril, a equipe de Pedagogia iniciará a preparação dos usuários do centro para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O grupo de Comunicação também irá desenvolver oficinas de reportagem e produção de matérias jornalísticas com intuito de debater e diminuir a invisibilidade da população em situação de rua.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.