Projeto social que auxilia população em situação de rua inicia segundo ano de atividades | Universidade Feevale

Projeto social que auxilia população em situação de rua inicia segundo ano de atividades

Encontros ocorrem semanalmente no Centro Pop, em Novo Hamburgo

28/03/2019 - Atualizado 16h08min

O projeto social Da Rua Para’Noia da Universidade Feevale, em parceria com o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) de Novo Hamburgo, iniciou as oficinas de 2019. As atividades, desenvolvidas pelos cursos de Direito, Enfermagem, Pedagogia, Psicologia e da área da Comunicação, visam promover a saúde, os direitos humanos e a cidadania, além de problematizar a invisibilidade e a discriminação sofrida pela população em situação de rua.

Na semana passada, foram realizadas duas rodas de conversa: uma sobre saúde e outra que abordou os direitos legislativos dos indivíduos. Com o tema Conheça os seus direitos, a equipe de Direito explicou aos usuários e aos funcionários do Centro Pop noções sobre cidadania e a diferença entre direitos civis, sociais e políticos.

Ao falar sobre HIV/Aids, a equipe do curso de Enfermagem destacou a importância do tratamento e da prevenção. Segundo uma usuária do centro, o momento foi muito importante para o esclarecimento de dúvidas. A assistida destacou que, com o auxílio do projeto, ela refletiu que precisava de ajuda e percebeu que deveria aderir aos tratamentos.

De acordo com a coordenadora, Carmem Regina Giongo, as oficinas propõem acolher os assistidos. “O projeto tem como objetivo fortalecer a integração com áreas estratégicas da gestão pública sem perder de vista as demandas da própria população em situação de rua”, disse.

Em abril, a equipe de Pedagogia iniciará a preparação dos usuários do centro para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O grupo de Comunicação também irá desenvolver oficinas de reportagem e produção de matérias jornalísticas com intuito de debater e diminuir a invisibilidade da população em situação de rua.

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.