Projeto social HIV: Fique Sabendo promove atividade alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids | Universidade Feevale

Projeto social HIV: Fique Sabendo promove atividade alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids

30/11/2022 - Atualizado 01/12/2022 13h22min

Ação Blitz do HIV acontecerá nesta quinta-feira, 1° de dezembro, no Câmpus II da Universidade Feevale

HIV

A Universidade Feevale, por meio do projeto social HIV: Fique Sabendo, em parceria com a ONG Equipe Voluntária Brasil e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Novo Hamburgo, promove a ação Blitz do HIV, nesta quinta-feira, 1° de dezembro. A atividade ocorre em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Durante todo o dia, membros do projeto promoverão atividades de prevenção e conscientização, distribuição de preservativos e informativos e tirarão dúvidas. A ação ocorre na Rua Coberta do Câmpus II da Feevale.

Segundo Rodrigo Staggemeier, assessor Acadêmico de Iniciação à Pesquisa e Extensão da Feevale, campanhas de conscientização são importantes para disseminar informações sobre a doença. “Apesar de ainda não haver cura, o HIV tem tratamento. O diagnóstico precoce aliado ao tratamento adequado contribui para uma melhor qualidade de vida do paciente. O projeto HIV Fique Sabendo se orgulha de promover ações de prevenção em saúde, principalmente com o público jovem, com o objetivo de conscientizá-lo e torná-lo multiplicador dessas informações”, ressalta.

Saiba mais

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi estabelecido na 3ª Conferência Internacional de Aids, realizada em 1987. Mais de 200 mil pessoas, ativistas e portadoras do vírus se reuniram, do lado de fora do evento, que aconteceu em Washignton (Estados Unidos), com o objetivo de serem ouvidas pela comunidade científica. No ano seguinte, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial da Saúde instituíram o dia 1° de dezembro como a data conscientizadora contra o vírus.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde, de 1982 a 2021, foram identificados 1.045.355 casos de Aids no Brasil. O país tem registrado, anualmente, uma média de 36,8 mil novos casos de Aids nos últimos cinco anos. A maior concentração de casos portadores do vírus está entre os jovens, de 25 a 39 anos, de ambos os sexos, com 492,8 mil registros. Os casos nessa faixa etária correspondem a 52,4% do sexo masculino e, entre as mulheres, a 48,4% do total registrado.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.