
Regina Heidrich ministrará, entre 5 e 14 de novembro, aulas e workshops em três instituições parceiras do país ibérico
Na próxima semana, a professora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, Regina Heidrich (foto), embarca para Portugal para participar de uma série de atividades em três instituições parceiras que são referência no país. Entre 5 e 14 de novembro, a pesquisadora ministrará aulas e workshops na Universidade de Lisboa, Universidade de Évora e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que integram o projeto Brasil e Portugal na Promoção da Inclusão através do Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas, financiado Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Durante o período, Regina ministrará workshops e cursos voltados à promoção da diversidade, da acessibilidade e de práticas inclusivas em ambientes educacionais e culturais. O foco é compartilhar experiências e soluções inovadoras que promovam igualdade de oportunidades e o fortalecimento de uma cultura inclusiva.
“A inclusão é um valor que precisa ser vivido e praticado todos os dias. Quando uma universidade investe em projetos que unem responsabilidade social e desenvolvimento humano, ela está contribuindo para um futuro mais justo e sustentável”, afirma Regina, acrescentando que iniciativas de formação, sensibilização e capacitação em inclusão e acessibilidade geram efeitos que transformam comunidades, escolas e espaços públicos.
Saiba mais
O projeto Brasil e Portugal na Promoção da Inclusão através do Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas, coordenado pela professora Regina, permitirá que 11 acadêmicos de mestrado e 11 de doutorado, ao todo, obtenham bolsa de seis meses em uma das três universidades portuguesas parceiras. Para tanto, o tema de pesquisa deve ser o desenvolvimento de tecnologias assistivas.
Duas alunas do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Feevale já estão em Portugal por meio do projeto: Caren Kroeff, do mestrado, em Évora; e Yohana Marx, do doutorado, encontra-se em Lisboa. Em fevereiro, mais duas acadêmicas de doutorado e três de mestrado irão para o país ibérico. “O projeto também permitirá que professores de Portugal venham à Feevale, a fim de ministrar palestras e cursos na graduação, nas áreas de tecnologia e criativas, e no PPG Diversidade Cultural e Inclusão Social”, completa Regina.
 
                         
	                