Pesquisadores da Feevale participam de livro sobre Machado de Assis | Universidade Feevale

Pesquisadores da Feevale participam de livro sobre Machado de Assis

22/07/2020 - Atualizado 11h21min

Obra contribui para o avanço do conhecimento sobre a literatura brasileira e ocidental

machado de assis

Pesquisadores ligados à Universidade Feevale são responsáveis por cinco capítulos do livro Machado de Assis – intérprete da sociedade brasileira, lançado pela editora Zouk. A pré-venda da publicação, organizada pelas professoras Juracy Ignez Assmann Saraiva (Feevale) e Regina Zilberman (UFRGS), está ocorrendo pelo site www.editorazouk.com.br, com envio da obra a partir de 31 de julho.

O livro conta com a participação de 21 pesquisadores de universidades brasileiras e norte-americanas. Da Feevale, além da professora Juracy participam os docentes Ernani Mügge e Marinês Andrea Kunz, ligados ao Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e ao mestrado em Letras, e também Débora Bender, que fez doutorado em Processos e Manifestações Culturais na Instituição.

A obra é produto de reflexões críticas de componentes do grupo de pesquisa Ficção de Machado de Assis: sistema poético e contexto. Os autores dos ensaios investem em diferentes objetos. Romances, contos e crônicas são interpretados em seus aspectos formais, em sua relação com o sistema artístico e como veículos de crítica social ou reflexão filosófica.

Com 328 páginas, o livro contribui para o avanço do conhecimento sobre a literatura brasileira e ocidental e é uma referência para as pessoas que encontram, em Machado de Assis, tema para suas pesquisas.

A coletânea de ensaios põe em relevo a importância de Machado de Assis no âmbito das letras e das humanidades em geral e vem atender ao contínuo e crescente interesse por sua obra”, afirma a professora Juracy Saraiva.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.