Ficção de Machado de Assis: Sistema Poético e Contexto | Universidade Feevale

Ficção de Machado de Assis: Sistema Poético e Contexto

O grupo de pesquisa "FICÇÃO DE MACHADO DE ASSIS: SISTEMA POÉTICO E CONTEXTO" é composto por pesquisadores com expressiva produção intelectual sobre a obra de Machado de Assis, computando-se, desde 2010, dois livros publicados, 42 artigos, divulgados em periódicos nacionais e estrangeiros, reconhecidos por seu mérito científico.

Linhas de Pesquisa

  • Circulação literária de Machado de Assis


Esta linha de pesquisa enfoca vínculos entre Machado e o público leitor no Rio de Janeiro do século XIX e primeira década do século XX; a possível convergência entre os projetos editoriais de periódicos em que Machado publicou e a composição de suas obras; o projeto literário que se desenha nas relações entre Machado de Assis e a editora Garnier, a partir da análise de fontes primárias.

  • Processo criativo: Relações com o contexto de produção e recepção


Relações com o contexto de produção e recepção: Os estudos da linha de pesquisa visam relacionar o processo criativo de Machado de Assis com o sistema da literatura, com outras manifestações artísticas e com o contexto histórico da produção e da recepção de suas obras ficcionais. Nessa perspectiva, são investigados aspectos composicionais de narrativas e a instalação de significados metafóricos e alegóricos que, frequentemente, tematizam eventos históricos; o diálogo dos textos com outros textos.
Mostrando resultado do filtro:
Projetos em Andamento

Projetos de Pesquisa em Andamento

Nenhum Registro Encontrado!

Líder do Grupo

Juracy Ignez Assmann Saraiva

Pesquisadores

Antonio Marcos Vieira Sanseverino



Atilio Bergamini Junior



José Luís Jobim de Salles Fonseca



Lucia Granja

Marcelo da Rocha Lima Diego



Marinês Andrea Kunz



Regina Zilberman



Sidney Chalhoub

CNPq

Logo CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.