Pequenas empresas da indústria criativa precisam de estratégia? | Universidade Feevale

Pequenas empresas da indústria criativa precisam de estratégia?

19/07/2019 - Atualizado 22/07/2019 09h29min

Centro de Design

Pesquisa do mestrado em Indústria Criativa da Feevale mostra como desburocratizar o processo de desenvolvimento de estratégia para empresas criativas

No mestrado profissional em Indústria Criativa da Universidade Feevale, além dos estudos sobre conteúdos criativos, são realizadas pesquisas que auxiliam as empresas das áreas desta nova economia a elaborarem estratégias de gestão. Este foi o tema do artigo Strategic Design in Small Creative Industry Firms, publicado neste ano no Creative Industries Journal. De autoria de Serje Schmidt, Dusan Schreiber, Maria Cristina Bohnenberger e Cristiano Max Pereira Pinheiro, o trabalho busca contribuir com a proposta de um modelo estratégico mais orgânico, aplicável a ambientes dinâmicos como os da indústria criativa.

“Já ouvi muitas pessoas que trabalham na indústria criativa (artes, música, games, cultura, gastronomia, etc.) dizer que a burocracia necessária a uma estratégia destrói a criatividade e emperra o processo de inovação”, diz Schmidt. De acordo com o pesquisador, de fato, a criatividade demanda um ambiente mais solto e menos regrado. “Entretanto, para se ter uma estratégia não é necessário planejamento ou burocracia. A estratégia para uma empresa criativa deve acompanhar essa demanda, sendo desenvolvida em um ambiente mais flexível e colaborativo”, explica.

Assim, com base na natureza da atividade da indústria criativa, mais cíclica e fragmentada, os pesquisadores elaboraram um quadro teórico, como ferramenta capaz de auxiliar os empresários em seus projetos de estratégia. O referencial está organizado na forma de um ciclo, não em seta, como é comum nos esquemas de estratégia. A formulação de estratégia está apoiada em recursos, que podem ser acessados por meio de parceiros criativos, a partir da visão estratégica dos empresários criativos. “Todas as empresas necessitam de uma identidade estratégica, mas não é necessário sacrificar a criatividade para alcançá-la”, conclui Schmidt.

O artigo completo (em inglês) pode ser conferido no link: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17510694.2018.1526606.

 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais