Novos negócios poderão fomentar a economia na Catalunha e no Rio Grande do Sul | Universidade Feevale

Novos negócios poderão fomentar a economia na Catalunha e no Rio Grande do Sul

19/07/2019 - Atualizado 16h02min

Cleber Prodanov  

Universidade Feevale prospecta parcerias na Espanha para impulsionar o empreendedorismo e a inovação no Estado

Os negócios bilaterais entre a La Salle Technova Barcelona e o Feevale Techpark poderão fomentar a economia na Catalunha e no Rio Grande do Sul. Importantes tratativas começaram a ser firmadas nos últimos dias, na Espanha, quando o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, esteve reunido com o presidente do parque tecnológico da capital da Catalunha, Josep Piqué.

Durante o encontro, Prodanov falou sobre a experiência do Hub One de Criatividade e Inovação, localizado junto ao Câmpus II da Feevale, em Novo Hamburgo, o qual Piqué já visitou, e da possibilidade de ampliar a cooperação entre o Feevale Techpark e o parque espanhol. “Estamos construindo uma agenda entre os parques, onde serão abertos espaços para empresas espanholas e brasileiras prospectarem parceiros e negócios fora de seus países, impulsionando a economia do nosso Estado”, afirma. A princípio, empresas de lá se instalariam no parque da Feevale por um período de três a seis meses e organizações daqui fariam o mesmo em Barcelona, sem custos para os empreendedores.

Além dessa parceria, houve uma aproximação entre a Feevale e a Fundação CYD, que contribui com as universidades espanholas, impulsionando o empreendedorismo e expandindo a conexão empresa-universidade. Prodanov reuniu-se com o vice-presidente da entidade, Francesc Solé Parellada, para tratar de questões ligadas à inovação e ao empreendedorismo. A Fundação tem a preocupação de fomentar a inovação nas universidades espanholas e estas, por sua vez, podem ter a Feevale como universidade parceira.

Da mesma forma, o embaixador Marcos Pinta Gama, secretário adjunto ibero-americano, nomeado pelos países ibero-americanos para exercer a função no período de 2019 a 2023, quer trabalhar mais com a Feevale, em termos de contribuição local e regional para o desenvolvimento territorial. Responsável pela área política da Secretaria-Geral Ibero-Americana e por fazer a interligação entre projetos comuns da Espanha, Portugal e América Latina, Gama convidou Prodanov para apresentar, em Madri, as boas práticas do Feevale Techpark e os projetos sociais desenvolvidos pela Universidade.

Ampliação da rede de cooperação internacional

A Espanha é, hoje, o país com o qual a Feevale mais possui parcerias. Das 123 instituições estrangeiras, distribuídas em 27 países, 22 são espanholas. E essa rede de cooperação deverá ser ampliada. Durante a viagem à Espanha, Cleber Prodanov falou com a vice-reitora de Internacionalização da Universidade de Barcelona, Bibiana Crespo Martín. Hoje a Feevale já mantém parceria com a Instituição em projetos educacionais, mas a intenção é avançar para outras áreas, inclusive de tecnologia.

Também deverão ser firmados convênios com as universidades Jaume I e de Murcia. Com a primeira, Prodanov falou com o vice-reitor de Internacionalização e Cooperação, Joan Antoni Martín Montaner. A Feevale deverá abrir uma frente de mobilidade de alunos e professores com essa instituição, que é pública e está localizada em Castellón. Em contato com a vice-reitora de Internacionalização da Universidade de Murcia, Senena Corbalán García, Prodanov iniciou conversas no sentido de ambas as instituições desenvolverem projetos na área social e de sustentabilidade. Fundada em 1272, a universidade espanhola é uma das mais antigas do mundo.

Prodanov, que foi um dos três estrangeiros convidados para serem painelistas de uma jornada que abordou as contribuições da universidade para uma economia avançada e sustentável na região, considera a viagem à Espanha muito proveitosa. “Além de debatermos com representantes de universidades espanholas e também de Portugal e do Chile, foi possível contatar com instituições de ensino e pesquisa que poderão vir a ser nossos parceiros”, diz o reitor, acrescentando que esses movimentos estão em consonância com a política de inserção e consolidação da Feevale no cenário acadêmico e científico internacional.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.