Novas clínicas de Odontologia beneficiarão estudantes da Feevale e comunidade | Universidade Feevale

Novas clínicas de Odontologia beneficiarão estudantes da Feevale e comunidade

11/05/2021 - Atualizado 15h04min

Espaços foram inaugurados nesta terça-feira, 11, no Câmpus II da Universidade

clinicas odonto

A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur) e a Universidade Feevale inauguraram, na manhã desta terça-feira, 11, as clínicas de Odontologia da Instituição. No total, são quatro clínicas, localizadas no segundo e no terceiro andar do prédio Branco, no Câmpus II, em Novo Hamburgo, as quais possibilitarão a formação dos estudantes, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, e o atendimento à comunidade.

Os espaços são equipados com o que há de mais moderno em termos de aparelhos e tecnologia. No térreo do prédio ainda há uma central de material esterilizado, que possui duas autoclaves hospitalares que darão suporte aos atendimentos em todas as clínicas odontológicas da Feevale, inclusive nas localizadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Operário e Kraemer, ambas em Novo Hamburgo.

As clínicas permitirão que os acadêmicos exercitem os conteúdos ministrados na sala de aula, aliando alta tecnologia com atendimento humanizado, fundamental para o desenvolvimento das habilidades e competências na formação de um cirurgião-dentista. Todas as obras efetuadas nos ambientes obedecem aos aspectos de acessibilidade e atendem às normativas vigentes na Vigilância Sanitária, no Conselho Regional de Odontologia e na Resolução RDC 50, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

Nesses novos espaços, os estudantes de Odontologia também poderão desenvolver as habilidades de processamento manual de imagens radiográficas e entrar em contato com o fluxo 100% digital em radiologia. Isso permitirá uma maior agilidade no atendimento, além da qualidade na imagem e redução na emissão de resíduos. As consultas e os exames para a comunidade – por meio de avaliação socioeconômica, o atendimento pode ser gratuito – são realizados mediante agendamento e seguem os protocolos de prevenção à Covid-19, com segurança aos pacientes, acadêmicos e professores. Os agendamentos dos serviços podem ser feitos pelo e-mail cies@feevale.br ou pelo telefone (51) 3586-8813.


placa odonto


Instituição comunitária

A placa oficial de inauguração das clínicas foi descerrada pelo presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Roberto Cardoso, e pelo reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov. Cardoso ressaltou que inaugurar uma obra, que contempla clínicas de Odontologia e equipamentos modernos e de primeira linha, é motivo de satisfação para quem tem o privilégio de presidir a Aspeur, mantenedora da Universidade Feevale. "Aos alunos, que aqui buscarão o aprimoramento de sua formação acadêmica e profissional, desejamos sucesso e que possam desfrutar desse ambiente com o máximo de aproveitamento. E que a nossa comunidade, para a qual as clínicas se tornam disponíveis, receba toda a atenção e o carinho, como uma demonstração do nosso compromisso de instituição comunitária”, afirmou o presidente da Aspeur.

Inaugurar qualquer coisa em um momento de crise e de pandemia, seja uma sala ou um laboratório, significa, no mínimo, coragem, pois só fazemos isso quando há confiança na equipe que está por trás de tudo. Agradeço à Aspeur por acreditar naquilo que a academia tem trazido, que é a vontade de desenvolver projetos que são importantes na formação do aluno”, destacou Prodanov, acrescentando que a Instituição tem no seu DNA comunitário a vontade de fazer acontecer e de superar a crise com trabalho, e não com espera.

Também estiveram presentes, na cerimônia, os seguintes representantes da Aspeur: Renato Pilger, vice-presidente do Conselho Consultivo, Márcio Arnold, coordenador do Conselho Fiscal, e os integrantes do Conselho de Administração Ivo Oscar Sperb, José Leonardo Metzger e Marcelo Clark Alves. Da Feevale estavam os pró-reitores Angelita Renck Gerhardt (Ensino) e João Alcione Sganderla Figueiredo (Pesquisa, Pós-graduação e Extensão), o superintendente executivo Roberto Sarquis Berte, o diretor do Instituto de Ciências da Saúde, Cesar Augusto Teixeira, e a coordenadora do curso de Odontologia, Paula Luce Bohrer.


Estrutura do curso no prédio Branco

No térreo:

  • Central de material esterilizado, equipada com duas autoclaves hospitalares, que darão suporte aos atendimentos em todas as clínicas odontológicas da Feevale, inclusive nas localizadas em Unidades de Saúde da Família (USFs) de Novo Hamburgo.

No segundo andar:

  • Clínica 1, com 18 equipamentos odontológicos
  • Clínica de Radiologia Odontológica, com quatro salas com raio-x periapical, uma sala com raio-x panorâmico, telerradiografia e tomografia computadorizada, uma sala escura e uma sala de digitalização
  • Laboratório de Radiodiagnóstico
  • Laboratório Odontológico
  • Laboratório com simuladores, equipado com manequins odontológicos e miniequipos, que permitem a simulação de atendimentos o mais próximo da realidade

No terceiro andar:

  • Clínicas 2 e 3, com mais 50 equipamentos odontológicos para atender a comunidade, três salas de raio-x periapical e salas de apoio para lavagem dos instrumentos odontológicos e distribuição de materiais e insumos para os atendimentos

Sobre o curso de Odontologia

O curso de Odontologia da Universidade Feevale possui um currículo moderno, com forte inserção no Sistema Único de Saúde (SUS) e excelência na formação clínica do futuro cirurgião-dentista. O objetivo é a formação de um profissional com aptidão para atuar em todos os níveis de atenção à saúde e com amplas possibilidades no mercado de trabalho, que vão além do consultório odontológico, perpassando pela pesquisa, empreendedorismo e tecnologias em saúde, e com práticas pautadas em princípios éticos e técnico-científicos.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.