Exposição pode ser conferida na sede da Fiergs, em Porto Alegre
O Museu Nacional do Calçado (MNC) está expondo peças de seu acervo na Mostra da Indústria Gaúcha, que acontece na sede da Federação e do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs), em Porto Alegre (Av. Assis Brasil, 8787). O objetivo é difundir a importância do setor industrial.
A exposição, que mostra o passado, sob o olhar do presente, e inspira a visão de futuro do setor no Estado, conta com cinco telões de alta definição e peças de acervos. Além do Museu Nacional do Calçado, participam sindicatos e empresas. A intenção da Fiergs é criar, futuramente, um museu contando a história da indústria do Rio Grande do Sul.
Segundo a coordenadora do MNC, Ida Helena Thön, o público poderá conferir, na mostra, um escarpin em camurça preta, com filete em pelica dourada. “É um calçado fabricado em 1962 e considerado três em um, com a possibilidade de troca do salto e do enfeite da gáspea”, afirma, acrescentando que o Museu foi criado não apenas para lançar um olhar sobre o passado do sapato e de sua cultura produtiva, mas ser uma referência cultural e material sobre a evolução da moda e dos calçados em todo o mundo.
Sobre o Museu
O Museu Nacional do Calçado (MNC), localizado no Câmpus I da Universidade Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Bairro Hamburgo Velho, Novo Hamburgo), está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 14h às 18h. Nos sábados ou em outros horários as visitas podem ser feitas mediante agendamento pelo telefone (51) 3584-7101. A entrada é gratuita.
O acervo apresenta peças raras, produzidas em diferentes épocas e continentes. Para apresentar o acervo do Museu, há uma exposição permanente, que aborda a vida e a arte dos sapateiros, e são realizadas exposições temporárias. O objetivo é conservar a memória do setor coureiro-calçadista, ser um espaço que visa preservar a sua história e cultura. Para cumprir com esse papel social, cultural e educativo, no espaço ocorrem exposições, encontros, cursos, seminários e palestras, entre outras atividades.