Mestrando da Feevale participa da 44ª Expointer | Universidade Feevale

Mestrando da Feevale participa da 44ª Expointer

10/09/2021 - Atualizado 17h21min

Elio Barcelos expõe um trabalho que envolve o desenvolvimento de um sistema de automação inteligente

expointer

O acadêmico Elio Barcelos, do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Universidade Feevale, está participando da 44ª Expointer, que acontece até este domingo, 12, em Esteio. Com materiais relacionados com o seu estudo de mestrado, Barcelos expõe o trabalho que envolve o desenvolvimento de um sistema de automação inteligente para usina de geração de energias renováveis, entre elas a energia solar fotovoltaica.

Para o estudante, expor na 44ª edição do evento é importante para mostrar aos trabalhadores da área do Agronegócio que a sustentabilidade de energia solar no campo pode ser bem aplicada com tecnologia.

O objetivo é trabalhar com tracker, que rastreia o sol para aumentar a eficiência da usina solar. Além disso, essa usina solar gera a energia em baterias, por isso colocamos como contingência um sistema de biomassa para que possa dar o apoio em dias de chuva ou à noite, por exemplo, para essas baterias gerarem energia elétrica. Em cima disso, nós trabalhamos com o conceito IoT (Internet das coisas) aplicado em ambos os trabalhos com os conceitos da Indústria 4.0”, explica Barcelos.

Os interessados em conhecer o projeto podem se dirigir até a Fazenda Santa Terezinha, na Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental (Simbrasil), onde o trabalho de Barcelos está exposto.

alunoElio Barcelos

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.