Sob orientação de Nicolas Duprat, estudantes da Escola Borges de Medeiros produziram curtas sobre bullying e a realidade escolar, um deles premiado como Destaque na categoria Documentário

O mestrando em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Nicolas Duprat, orientou alunos do projeto Clube do Cinema, desenvolvido no contraturno escolar na Escola Borges de Medeiros, em São Leopoldo, dentro do programa Mais Educa. O trabalho resultou na produção de dois curtas-metragens: Um Grupo Diferente e A Borges que Queremos!, que participaram do festival São Léo em Cine, voltado a produções audiovisuais de colégios do município. Na última semana, o documentário A Borges que Queremos! recebeu o prêmio Destaque na categoria Documentário.
Ao todo, 28 alunos, do 3º ao 5º ano, participaram das produções, que foram realizadas ao longo de cinco meses. Segundo Duprat, a proposta foi incentivar os estudantes a explorarem a arte e a linguagem cinematográfica como forma de expressão e reflexão. “A decisão do tema, do roteiro, da gravação e dos atores foi totalmente dos alunos. Meu papel foi de mediador e incentivador, ajudando-os a aprimorar o próprio material”, explica.
O curta Um Grupo Diferente aborda o tema do bullying nas escolas, mostrando um grupo de alunos que decide se tornar “super-heróis sem superpoderes” para ajudar colegas que sofrem com esse tipo de violência. Já A Borges que Queremos! é um documentário reflexivo sobre a escola, no qual os alunos discutem aspectos positivos e negativos do ambiente escolar e propõem melhorias.
“Com apenas um celular e um Chromebook, os alunos conseguiram criar materiais potentes. A ideia central do projeto é mostrar que eles podem ‘ganhar o mundo’ com a arte”, destaca Duprat.
Os dois curtas já estão disponíveis no YouTube e podem ser conferidos pelos links abaixo:
- Um Grupo Diferente - https://www.youtube.com/watch?v=WP_s5yNmhdQ
- A Borges que Queremos! - https://www.youtube.com/watch?v=_KOwzwz_E_M