Mostra O Ateliê das Experiências recria o ambiente criativo do Ateliê Fazendo Arte e destaca a trajetória da artista, educadora e egressa da Universidade, Moni Fischer

Em comemoração aos 40 anos do Ateliê Fazendo Arte, a Universidade Feevale promove a exposição O Ateliê das Experiências, uma homenagem à artista plástica, arte-educadora e egressa Moni Fischer, fundadora do ateliê. A mostra está em cartaz na Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, no Câmpus II da Instituição, e pode ser visitada até esta sexta-feira, 31.
A exposição surgiu a partir da doação do livro Catadores de Experiências: 40 anos do Ateliê Infantil Fazendo Arte, feita pela própria autora, Moni, em visita à Biblioteca da Feevale. A obra inspirou a criação da mostra, que convida o público a reviver o processo criativo do Ateliê Fazendo Arte, um projeto que marcou gerações na comunidade de Novo Hamburgo e que se consolidou como uma importante referência na arte-educação da região.
Ao longo da organização da mostra, a Universidade identificou diversos vínculos entre Moni e a Feevale. A artista é formada em Artes Visuais pela Instituição; seu esposo, professor Roberto Affonso Schilling, integra o corpo docente da Universidade; e uma de suas filhas estudou na Escola de Aplicação Feevale. Essas conexões reforçam a sintonia entre a história do Ateliê Fazendo Arte, a trajetória da artista e o compromisso da Feevale com a cultura e a educação criativa.
Serviço
- Exposição: O Ateliê das Experiências
- Período: 22 a 31 de outubro de 2025
- Local: Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão – Câmpus II, Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo)
- Visitação: Aberta à comunidade e ao público acadêmico
- Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
- Entrada franca