Manifeste-se abordou temas relevantes do atual cenário político e social brasileiro | Universidade Feevale

Manifeste-se abordou temas relevantes do atual cenário político e social brasileiro

19/11/2018 - Atualizado 15h43min

Mostra cultural, organizada pelos acadêmicos do PPG em Processos e Manifestações Culturais, aconteceu em outubro


A V Mostra Cultural: Manifeste-se, que faz parte do calendário acadêmico do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, foi organizada, como em outros anos, pelos acadêmicos do PPG e ocorreu em outubro de 2018, contando com oficinas, mesas-redondas, palestras e atividades artísticas. No dia 2 de outubro, houve a abertura das exposições, no Espaço de Arte Um, no Câmpus I da Instituição. Entre os dias 3 e 5, foram abordados assuntos relevantes do atual cenário político e social brasileiro, como migrações, cultura na periferia e resistência feminina, a partir do diálogo e da troca de experiências proporcionadas pelos participantes das mesas-redondas. Destacou-se, também, a palestra com a professora Zilá Bernd, que versou sobre a poesia afro-brasileira feminina, além da oferta de quatorze oficinas, momentos em que discentes apresentaram resultados de suas produções acadêmicas e/ou artísticas, assim compartilhando o conhecimento em suas áreas de estudo e formação.

Além das oficinas realizadas na Universidade, abertas ao público em geral, durante os três dias de eventos, ocorreu ainda uma atividade externa: a oficina que buscava integração, valorização e aproximação com a comunidade, abordou atividades cênicas em arteterapia para cerca de 70 idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Lindolfo Collor. Um dos maiores sucessos do Manifeste-se, a atividade culminou com uma apresentação realizada, no último dia do evento, pelo Movimento Teatral Feevale. Os integrantes do Grupo Ousadia, composto por pessoas acima dos 55 anos, apresentaram o esquete O Casamento. A dramatização foi acompanhada por grupos da terceira idade de Lindolfo Collor e Portão, amigos e familiares dos atores, propiciando o estabelecimento de relações entre a plateia e o palco. Ao final do esquete, como fechamento, além de conhecerem o Câmpus II da Universidade, espaço onde circulam alguns dos filhos e netos dos artistas, houve um bate-papo sobre a qualidade de vida na velhice.

Assim, o V Manifeste-se, como um todo, proporcionou momentos de reflexão e troca de conhecimento, por meio dos quais os mais diversos atores trouxeram seus pontos de vista e contribuíram para o debate das temáticas abordadas no evento, que transcendeu as expectativas de todos os envolvidos. Entre os aspectos positivos do V Mostra Cultural: Manifeste-se, o respeito a todas as expressões culturais foi o mais importante.

Legenda foto: mesa-redonda sobre as experiências de vida de migrantes e refugiados do Vale do Sinos
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.