Treinamento ocorreu nesta terça-feira, 31 de março, no Câmpus II, com participação de representantes do governo federal

O estímulo à conscientização sobre prevenção e cuidados com o meio ambiente entre crianças e jovens ganhou um reforço nesta semana na Universidade Feevale. Representantes da Defesa Civil de 23 municípios participaram de mais uma capacitação para multiplicadores do curso Agente Mirim de Defesa Civil. A atividade foi promovida pelo Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (LaVuRS) e Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale e pelo Corpo de Bombeiros Militar do RS.
A programação ocorreu no Espaço Cosmos, no Câmpus II, em Novo Hamburgo, durante todo o dia, na terça-feira, 31 de março, com um encontro formativo sobre Campanha Nacional #AprenderParaPrevenir – Cidades Sem Risco, uma iniciativa do Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação-MCTI) e da Secretaria Nacional de Periferias (Ministério das Cidades - MCID). O encontro também serviu para que os participantes apresentassem os resultados dos estudos elaborados e aplicados a partir da primeira formação, que ocorreu em outubro.
“Foi um momento muito rico, pois todos pudemos compartilhar o que está sendo feito para formar os agentes mirins pelo Estado”, afirma a coordenadora do LaVuRS, Danielle Martins. Ela destaca ainda a importância de poder contar com representantes do Cemaden e da Secretaria Nacional de Periferias. “É fundamental dar a atenção a essa participação porque a campanha visa instigar a sociedade a promover mais ações de educação para redução de riscos de desastres, estimulando, então, que a sociedade esteja melhor preparada para os desafios climáticos”, acrescenta.
Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, a atividade demonstra o quanto é fundamental a aproximação entre a Instituição e a Defesa Civil, o que reflete a importância de um diálogo constante, especialmente após os desastres climáticos de 2024. “Precisamos ter um olhar de proteção e segurança para as cidades, especialmente para os pontos mais vulneráveis como favelas e periferias”, completou Rachel Trabjer, responsável pelo projeto Cemaden Educação.
Sobre a campanha
A campanha #AprenderParaPrevenir é uma ação federal que dialoga com ciência, justiça climática e educomunicação, promovendo políticas públicas de educação, prevenção de riscos de desastres e adaptação climática. Ela mobiliza pessoas e instituições para criar campanhas locais de redução de riscos e desastres, fortalecendo comunidades e a cultura de proteção à vida.
Para conhecer melhor o projeto e ter acesso a mais informações, acesse o site da campanha.