Levantamento demonstra alto risco para surtos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti | Universidade Feevale

Levantamento demonstra alto risco para surtos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

23/02/2022 - Atualizado 11h42min

dengue

Projeto de Prevenção e Combate à Dengue, realizado em parceria pela Feevale e prefeitura de Novo Hamburgo, divulgou resultados do primeiro LIRAa do ano

O projeto de Prevenção e Combate à Dengue, executado em parceria pela Universidade Feevale e a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, divulgou, em fevereiro, um boletim informativo com os resultados do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) do ano. O trabalho, que indica o percentual de imóveis no município com presença do vetor responsável pela transmissão da dengue, consiste em visitar, aproximadamente, 5% dos imóveis do município em um curto período, gerando um indicativo dos níveis de infestação na cidade, a fim de facilitar as ações de controle.

Entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro, agentes do projeto realizaram visitas em 3.597 imóveis de Novo Hamburgo, distribuídos em todos os bairros do município, que são agrupados em oito estratos. Foram coletadas 250 amostras para análise e identificação no Laboratório do Projeto de Combate à Dengue, das quais 82% se mostraram positivas para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Dos imóveis visitados, 4,9% tiveram focos do vetor, ou seja, a cada 20 imóveis, um tem a presença do Aedes aegypti.


Índice de Infestação Predial

Outro indicador do LIRAa, e um dos principais, é o Índice de Infestação Predial (IIP), que é a relação percentual entre o número de imóveis positivos, ou seja, com a presença de larvas de Aedes aegypti, e o número de imóveis pesquisados. Entre janeiro e fevereiro, Novo Hamburgo apresentou um IIP de 4.9, classificando o município como em alto risco para surtos das doenças transmitidas por Aedes aegypti.

No mapa ao lado, é possível verificar, em amarelo, as regiões que apresentaram índice entre 1 e 3.9% (classificadas como em estado de alerta). Em vermelho, estão as áreas que mostraram índice maior que 4%, indicando alto risco.

mapa liraa


Principais depósitos

Um outro índice importante que o LIRAa fornece é o da prevalência de depósitos com Aedes aegypti. Confira:

  • 57%: recipientes pequenos, passíveis de remoção da água, como pratinho de vaso de plantas, bebedouro de animais, recipientes para enraizamento de plantas, garrafas desprotegidas, baldes, lonas mal esticadas entre outros
  • 19%: ralos, calhas, piscinas e outros recipientes de difícil remoção de água
  • 10%: bromélias, ocos de árvores, materiais naturais

Próximas ações

Nesta semana, o projeto de Prevenção e Combate à Dengue realiza atividades preventivas em bairros de Novo Hamburgo. Confira a agenda: Quarta, 23 de fevereiro:

  • Tarde: pontos estratégicos

Quinta, 24 de fevereiro:

  • Manhã: Canudos - Vila Flores
  • Tarde: pontos estratégicos

Sexta, 25 de fevereiro:

  • Manhã: Bairro Primavera
  • Tarde: pontos estratégicos

Saiba mais

A dengue, a chikungunya, a zika e a febre amarela urbana são doenças virais conhecidas como arboviroses. Nos últimos dois anos, o Rio Grande do Sul registrou significativo aumento nos casos de dengue, chikungunya e zika, com registro de 11 óbitos por complicações pela dengue em 2021. Até 29 de janeiro deste ano, o estado registrou 49 casos de dengue, um de chikungunya e nenhum de doença aguda pelo vírus da zika. Até o final da elaboração do boletim informativo do projeto de Prevenção e Combate à Dengue, não houve casos suspeitos ou confirmados das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti em Novo Hamburgo, em 2022, ou seja, não há circulação viral na cidade. Entretanto, de acordo com o último boletim informativo do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS-RS), cidades pertencentes à região metropolitana já têm casos confirmados.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.