Aula aberta, promovida pelo PPG em Processos e Manifestações Culturais, aconteceu na última semana de agosto
Na última semana de agosto, a doutoranda Irene López, vinculada ao Programa de Doutorado em Estudos da Literatura e da Cultura da Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha, ministrou uma aula aberta na Universidade Feevale. Irene está no Brasil em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).
Durante a atividade, Irene López apresentou aspectos de sua tese, que investiga a literatura marginal-periférica vinculada aos saraus das periferias de São Paulo e sua circulação internacional. A discussão contemplou os modos de produção, difusão e reconhecimento dessa literatura, com ênfase em suas articulações, formas de distribuição e circulação entre saraus, além de refletir sobre o conceito de literatura para além do objeto-livro. O diálogo apresentou conexões com a obra do escritor gaúcho José Falero, cuja trajetória literária também se enraíza na periferia urbana – neste caso, de Porto Alegre.
O encontro, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Feevale e mediado pela doutora Jéssica Levandovski, integrou as ações de internacionalização da instituição. A atividade reforça o compromisso da Universidade Feevale com a difusão internacional do conhecimento e fortalece a cooperação com a USC, onde, recentemente, a mediadora defendeu a primeira tese em cotutela realizada entre as duas universidades.
Ao trazer à tona discussões sobre circulação literária, práticas culturais periféricas e mediação editorial, a aula contribuiu para o diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes interessados nas conexões entre literatura, cultura e território, bem como nos modos em que esses elementos convergem entre si”, afirma Jéssica.