Estudantes de pós-graduação da Feevale cursarão doutorado sanduíche no exterior | Universidade Feevale

Estudantes de pós-graduação da Feevale cursarão doutorado sanduíche no exterior

08/09/2025 - Atualizado 10h23min

Alunos de dois programas de pós-graduação foram contemplados com bolsas da Capes

feevas

Cinco estudantes da Universidade Feevale, dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Diversidade Cultural e Inclusão Social e em Qualidade Ambiental, cursarão doutorado sanduíche no exterior neste segundo semestre do ano e em 2026. Além deles, o aluno Rogers Alexander Boff, também do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social, está realizando, com recursos próprios, doutorado sanduíche na Universidade de Évora e cotutela na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, ambas de Portugal.

Os alunos Cesar Augusto Kampff, Rosane Barbosa e Yasmin Daniele Garcia, do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social, foram contemplados com bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Eles viajaram no dia 1º de setembro para Portugal, onde estudarão no Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Yasmin retornará em 31 de janeiro de 2026, enquanto Cesar e Rosane no dia 28 de fevereiro.

A estudante Vyctoria Malayhka de Abreu Goes Pereira, do PPG em Qualidade Ambiental, foi beneficiada com bolsa do Programa Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD). De 1º de novembro deste ano a 1º de julho de 2026, ela estudará na Charité – Universitätsmedizin Berlin, na capital da Alemanha. Já a aluna Yohana Marx, do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social, foi contemplada com bolsa do Programa Abdias Nascimento. Ela está na Universidade de Lisboa, em Portugal, desde o dia 1º deste mês, e permanecerá lá até 28 de fevereiro de 2026.

Estas colaborações são vitais para o desenvolvimento da ciência e uma experiência de vida sempre transformadora na formação de alunos de pós-graduação”, destaca o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fernando Spilki. Para a diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari, os programas de bolsas governamentais são muito importantes para a sustentabilidade da mobilidade internacional. “Além disso, a rede de parcerias internacionais que a Feevale tem construído ao longo de décadas possibilita que os alunos realizem estudos, pesquisas e estágios em universidades renomadas em várias partes do mundo, qualificando a formação e integrando comunidades acadêmicas em nível global”, afirma.

Saiba mais sobre os programas:

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)

Tem como objetivo apoiar a formação de recursos humanos de alto nível, por meio da concessão de bolsas a cursos de doutorado reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação. O estágio no exterior contempla, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil. O estudante recebe, num prazo mínimo de quatro meses e máximo de nove meses, mensalidade, auxílios deslocamento, instalação e seguro-saúde, além de adicional localidade, quando for o caso.

Programa Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD)

Destinado a bolsistas de doutorado da Capes, o programa auxilia estudantes com o objetivo de viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha. Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Capes. Os contemplados pelo programa podem permanecer no país por um período de dois a seis meses, sem interrupção da vigência da bolsa no Brasil. A bolsa inclui auxílio para deslocamento, seguro-saúde e um auxílio complementar mensal. Os contemplados podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.

Programa Abdias Nascimento

É um programa de ações afirmativas do governo federal, por meio da Capes, para a formação e capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência em universidades e centros de pesquisa. São bolsas de mestrado e doutorado sanduíche para promover a mobilidade internacional e a internacionalização de programas de pesquisa em áreas como igualdade racial, combate ao racismo e valorização da história e cultura afro-brasileira e indígena.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.