Internacionalização da Escola de Aplicação Feevale é um diferencial para estudantes | Universidade Feevale

Internacionalização da Escola de Aplicação Feevale é um diferencial para estudantes

14/02/2022 - Atualizado 13h50min

Atividades compartilhadas com instituições estrangeiras fazem parte da rotina na Instituição

Escola de Aplicação

Quantos países cabem em uma sala de aula? Na Escola de Aplicação Feevale, a internacionalização faz parte da rotina dos estudantes, sendo um processo de construção coletiva e participativa. Interações com pessoas de outros países desenvolvem nos estudantes, desde os anos iniciais, competências essenciais, facilitando integrações e ampliando os ambientes de aprendizagem. “A Instituição é internacionalizada e não uma escola bilíngue, pois proporciona experiências para além do idioma”, explica a diretora Janine Vieira.

No currículo constam os idiomas inglês e espanhol, que são ministrados dentro de projetos interdisciplinares. “A internacionalização na Escola também está avançando a partir de contatos com instituições estrangeiras conveniadas com a Universidade Feevale, que hoje mantém parceria com 139 instituições, em 31 países”, diz Janine.

Queremos proporcionar experiências aos estudantes, desenvolvendo neles habilidades para que se tornem cidadãos globais e ampliando as suas possibilidades de estudo, trabalho e desenvolvimento pessoal”, complementa.

Habilidades multiculturais

A Escola de Aplicação promove, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais (DRII) da Universidade Feevale, diversos projetos. “A Escola de Aplicação é comprometida com o desenvolvimento de competências e habilidades multiculturais dos seus estudantes. Além da fluência idiomática, os estudantes estão em contato com várias culturas e diferentes formas de pensar, por meio de aulas compartilhadas com instituições da rede no exterior, participação de professores e estudantes de diversos países, integração de conteúdos e atividades e intercâmbios virtuais”, ressalta a diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari. Segundo ela, essas interações desenvolvem competências essenciais, facilitando integrações e ampliando os ambientes de aprendizagem da Escola.

Entre as atividades realizadas está o projeto Be International: um mundo de experiências, com oficinas relacionadas à cultura, educação, literatura, turismo, gastronomia, voluntariado e produção audiovisual. No ano passado, participaram professores do Instituto Toulouse Lautrec (Peru), Universidad Austral de Chile (Chile) e Escuela Preparatoria Juan Alonso de Torres (México). No segundo semestre de 2021 também ocorreram intercâmbios virtuais, com interações com docentes do Peru, Chile, Estados Unidos e Canadá.

Já no projeto Se Joga! – Construindo Possibilidades, os estudantes participam de visitas a laboratórios da Feevale, conversas com coordenadores de cursos de graduação, bate-papos com estudantes, intercambistas, empreendedores e bolsistas de projetos sociais e de pesquisa. Na oportunidade, são abordadas as possibilidades de intercâmbio, estudantes contam as suas experiências e professores estrangeiros falam de suas instituições.

Metodologias finlandesas

No ano passado, professores da Instituição começaram a cursar o Mentored Teacher Education, programa inovador e colaborativo baseado em um acordo de cooperação entre a Universidade Feevale e a Tampere University, da Finlândia.

Vamos criar um modelo operacional conjunto entre os docentes da educação básica, professores universitários e licenciandos, formando professores com competências essenciais para o século XXI”, afirma o reitor Cleber Prodanov, lembrando que a Finlândia está no topo de rankings internacionais que aferem a qualidade da educação em todos os níveis.

“A Universidade Feevale será um centro difusor desse trabalho colaborativo e internacional, disseminando as possibilidades de avanços dos projetos educacionais e práticas inovadoras a partir da preparação de professores, que replicarão esse conhecimento ao final da formação, seguindo um novo conceito de aprendizagem e ensino, baseado em metodologias e tecnologias finlandesas”, destaca Prodanov.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.