Inscrições abertas para seminário sobre uso de inteligência artificial em pesquisas | Universidade Feevale

Inscrições abertas para seminário sobre uso de inteligência artificial em pesquisas

12/03/2024 - Atualizado 15h03min

Evento, gratuito, acontece no dia 25 de março, no Câmpus II

Seminário IA

O mestrado em Administração da Universidade Feevale promoverá, no dia 25 de março, o seminário Ferramentas de inteligência artificial para uso em pesquisa. Gratuito e destinado a docentes e discentes dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Feevale, o evento acontece das 10h ao meio-dia e das 13h30min às 15h30min, no auditório do prédio Multicolor, localizado no Câmpus II.

O objetivo é explorar o potencial inovador da IA com base em modelos de linguagem, oferecendo uma abordagem instrumental para melhor compreensão sobre o uso da ferramenta em pesquisas de caráter acadêmico e de mercado. O programa da atividade inclui introdução à inteligência artificial generativa; aplicações práticas e casos de uso da IA generativa na pesquisa; e ética, desafios, limitações e tendências para a pesquisa com IA.

A ministrante será Anatália Saraiva Martins Ramos, mestre e doutora em Engenharia da Produção e pós-doutora em Gestão. Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ela já atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração e como chefe e vice-chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFRN.

Interessados no seminário, que será realizado com apoio do Programa de Apoio à Pós-graduação (Proap), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), podem se inscrever em feev.as/seminario-ferramentas-ia.

Fórum de Inteligência Artificial

Também no dia 25 de março, porém a partir das 16h, acontece o Fórum de Inteligência Artificial, que receberá, no Teatro Feevale, painéis sobre inteligência artificial e educação e negócios, bem como a palestra Inteligência artificial e o cérebro humano, que será ministrada pelo médico e neurocientista Miguel Nicolelis – pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina – e cujos ingressos estão esgotados.

Confira a programação:

  • 16h: painel Inteligência artificial e educação: expandindo os limites do futuro

Voltado para professores, contará com a participação de Anatália Ramos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e de Ricardo Cappra, pesquisador e cientista de dados

  • 17h: painel Inteligência artificial e a próxima fronteira dos negócios

Tendo como público-alvo empresários e empreendedores, terá as presenças de Robinson Klein, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, e Pedro Bocchese, head de Inovação e Tecnologia na Processor

  • 20h: palestra Inteligência artificial e o cérebro humano (ingressos esgotados)

Doutor em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Fisiologia e Biofísica pela Hahnemann University (EUA), Miguel Nicolelis fundou e dirigiu o Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA) por 20 anos. Em 2021, recebeu o título de Professor Emérito desta instituição, após ter lecionado no Departamento de Neurobiologia por 27 anos, e, em 2020, coordenou o Monitora Covid-19, comitê científico de combate ao coronavírus.

O Fórum de Inteligência Artificial é gratuito e ainda há vagas para os painéis, às 16h e às 17h. É solicitada a entrega, no dia do evento, de 2kg de alimentos não perecíveis. Os ingressos estão disponíveis em feev.as/ia2024.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.