Geriatra Leandro Minozzo é organizador da obra, ao lado do neurologista Wyllians Borelli, do Hospital Moinhos de Vento

O professor do curso de Medicina da Universidade Feevale, Leandro Minozzo, lança nesta terça-feira, 9, às 10h, no auditório Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o Guia do Cuidador de Pessoas com Demência. O geriatra é um dos autores e organizadores da obra, ao lado do neurologista Wyllians Vendramini Borelli, do Centro da Memória do Hospital Moinhos de Vento. O livro, que pode ser acessado, gratuitamente, no site da Secretaria Estadual da Saúde e, futuramente, na plataforma do SUS, reúne 48 autores de diferentes regiões do Estado, entre os quais, o também geriatra e docente da Feevale, João Senger.
O livro é resultado de uma iniciativa colaborativa que busca qualificar o cuidado oferecido às pessoas com demência e fortalecer a rede de suporte aos cuidadores. O material foi produzido para fornecer informações objetivas e úteis, de modo prático e direto. Além de estar disponível no formato online, a publicação contará com um número limitado de versões impressas, distribuídas por meio do apoio de patrocinadores a familiares, cuidadores, profissionais de saúde e demais interessados no tema.
O guia aborda conceitos essenciais sobre Alzheimer e outras demências, desde informações sobre diagnóstico e evolução das doenças até estratégias de comunicação, manejo comportamental, autocuidado do cuidador e orientações para melhoria da qualidade de vida. Estruturado em cinco blocos, o material reúne capítulos escritos por especialistas de diferentes áreas, incluindo médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e pesquisadores.
Minozzo, que chega ao seu décimo livro publicado, destaca a importância da iniciativa.
As pessoas que vivem com demência ou seus familiares acabam tendo muita confusão em relação à informação, pois hoje, na internet, há informações muitas vezes prejudiciais em relação ao cuidado. E a nossa ideia foi justamente levar informação de qualidade para ajudar essas pessoas a cuidarem melhor e, ao mesmo tempo, sofrerem menos nessa jornada que costuma ter muitos desafios”, afirma.
Como acessar
O Guia do Cuidador de Pessoas com Demência pode ser acessado, gratuitamente, no site saude.rs.gov.br/cuidado-em-demencias-materiais-de-apoio