Feevale sedia 1º Seminário de Justiça Restaurativa | Universidade Feevale

Feevale sedia 1º Seminário de Justiça Restaurativa

04/11/2019 - Atualizado 14h13min

1º Seminário de Justiça Restaurativa

Evento foi realizado no Câmpus II da Universidade

Na última sexta-feira, dia 1º, a Universidade Feevale sediou o evento 1º Seminário de Justiça Restaurativa, promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo. A atividade ocorreu no Câmpus II da Instituição, e celebrou a formatura dos voluntários dos cursos de capacitação do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa, o Restaura NH. Foram realizadas apresentações culturais e palestras sobre os benefícios da prática dos círculos de construção de paz à luz da neurociência e sobre a justiça restaurativa no Rio Grande do Sul, esta última ministrada pelo desembargador Leoberto Brancher.

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, e o secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, participaram da entrega dos certificados aos alunos do curso. “Estamos no caminho certo, ainda há muito o que ser restaurado, mas estamos mostrando que é possível existir menos conflitos. Seguimos em frente”, disse Fátima.

A juíza da Vara da Violência Doméstica, Andrea Hoch Cenne, representou o Poder Judiciário – Juizado da Infância e Juventude e a Justiça Federal e apresentou uma retrospectiva sobre a justiça restaurativa. “Em 2014, o nosso Tribunal de Justiça aprovou um projeto-piloto para que a justiça restaurativa fosse difundida em várias unidades do Estado. Foram 24 unidades, as primeiras em Novo Hamburgo, sendo o Juizado de Violência Doméstica contemplado em 2015. Foi o primeiro no país a implementar as práticas restaurativas, o que nos tornou referência em nível nacional, reconhecido pelo CNJ”, expôs.

“A lei 3.133/2018 institucionalizou o Restaura NH e, neste ciclo de entregas sucessivas, por intermédio da participação da Ajuris realizamos a capacitação de 100 alunos no curso de Justiça Restaurativa, para trabalharem voluntariamente nas redes de pacificação no município”, destacou Jungthon. O Núcleo de Justiça Restaurativa, implementado a partir do Restaura NH, está localizado na Rua Buenos Aires, 217, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Mais informações podem ser obtidas no telefone (51) 3097-1221.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.