Feevale promove capacitação aos membros do Comitê de Ética em Pesquisa | Universidade Feevale

Feevale promove capacitação aos membros do Comitê de Ética em Pesquisa

10/01/2019 - Atualizado 17h08min

Integrantes do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Feevale participaram nesta quarta-feira, 9, de uma capacitação no Câmpus II. A atividade foi ministrada por João Feliz Duarte de Moraes, que é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), além de membro do CEP e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

O Comitê, que é composto por representantes dos Institutos Acadêmicos, da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), da reitoria e pró-reitorias, bem como da comunidade, é vinculado nacionalmente à Conep. Além de ser um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, com caráter consultivo, deliberativo e educativo, visa defender os interesses dos participantes de pesquisas em sua integridade e dignidade e para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos, no âmbito da emissão de pareceres sobre projetos de pesquisa. O objetivo do CEP é se pronunciar em relação aos aspectos éticos, sobre trabalhos de pesquisa da Feevale, bem como de instituições inidicas pela Conep, encaminhos ao CEP e que envolvam seres humanos, visando criar uma política concreta sobre as investigações propostas na Instituição.

Estiveram presentes na capacitação os seguintes docentes da Feevale: Andreia Henzel, Claudia Lunkes Schmitt, Eliana Perez Gonçalves Moura, Gustavo Roese Sanfelice, Larissa Schemes Heinzelmann, Luciana Basso da Silva, Márcia Sebolewski de Oliveira, Maria Cristina Bohnenberger, Mary Sandra Guerra Ashton, Norberto Kuhn Júnior, Ranieli Gehlen Zapeline, Solange de Fátima Mohd Suleiman Shama.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.