Feevale promove ações de conscientização sobre o diabetes | Universidade Feevale

Feevale promove ações de conscientização sobre o diabetes

21/11/2022 - Atualizado 14h55min

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) é responsável pelas atividades

foto

Dados do Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), mostram que o Brasil lidera, na América Latina, o ranking de incidência da doença. Na escala global, o país é o sexto colocado, com cerca de 15,7 milhões de pessoas adultas diabéticas. No mundo, 537 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos de idade têm a doença. O estudo estima, ainda, que um em cada oito brasileiros terão que conviver com o diabetes em 2045.

Para conscientizar a população de Novo Hamburgo sobre os perigos do diabetes, a Universidade Feevale está promovendo, durante o Novembro Azul, que tem a cor ligada à enfermidade, ações com foco na prevenção da doença. As atividades acontecem por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) da Instituição. Entre elas, estão publicações nas redes sociais do projeto e a confecção de uma cartilha que está sendo entregue a pacientes e familiares atendidos no Centro Especializado em Reabilitação (CER) do município. No mesmo local, bolsistas de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição estão realizando dinâmicas na sala de espera sobre os cuidados com alimentação, pé diabético e exercícios físicos, além de aferição de pressão arterial e glicemia.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro, o projeto está identificando casos de diabetes descompensado e encaminhando-os para atendimento de urgência. Já na Unidade de Saúde da Família (USF) Liberdade acontece a distribuição de materiais incluídos na campanha.

Temos reforçado aos pacientes a importância da adesão ao tratamento, incluindo cuidados alimentares, reeducação alimentar e terapia farmacológica”, afirma a professora Daiana Picoloto, integrante do PET Saúde. Ela ressalta a importância da Atenção Básica e Saúde da Família na prevenção das complicações do diabetes.

Além disto, em parceria com a Vigilância em Saúde de Novo Hamburgo está sendo realizado um levantamento epidemiológico de doenças crônicas, incluindo o diabetes. “Os dados estão sendo extraídos das declarações de óbitos de moradores da cidade. Após a análise, serão promovidas estratégias de prevenção no âmbito individual e coletivo”, finaliza Daiana.

Diagnóstico precoce

Alinhada com o tema da Federação Internacional de Diabetes, Acesso aos cuidados do diabetes, a Associação Riograndense de Apoio ao Diabético realiza nesta terça-feira, 22, uma campanha para chamar a atenção da população sobre a doença. A atividade acontecerá das 14h às 17h, na Praça Punta del Este, localizada em frente ao Bourbon Shopping, em Novo Hamburgo (Av. Nações Unidas, Centro).

A programação, que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, inclui a aferição de glicemia e de pressão arterial, com orientação de endocrinologistas e nutricionistas. Além disso, haverá a disponibilização de testes de visão. “Nossas iniciativas promovem sensibilização e educação em saúde. Também vamos alertar sobre os fatores de risco para aparecimento da doença e como evitar as complicações do diabetes”, destaca Rosana Blankenheim, presidente da associação.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.