Feevale oferece serviço de avaliação e tratamento de frênulo lingual para recém-nascidos e crianças | Universidade Feevale

Feevale oferece serviço de avaliação e tratamento de frênulo lingual para recém-nascidos e crianças

21/11/2022 - Atualizado 13h29min

odontopediatria Clínica Odontológica, no Câmpus II

Exame pode detectar se a criança possui anquiloglossia, anomalia congênita que pode causar dificuldades na amamentação e na fala

Um dos exames recomendados aos recém-nascidos é a avaliação do frênulo lingual, que verifica se o bebê possui anquiloglossia, anomalia congênita caracterizada por um frênulo lingual curto e/ou espesso. Essa alteração pode restringir os movimentos de sucção do bebê durante a amamentação e, futuramente, se tornar um fator dificultante de fala e fonação – popularmente conhecido como “língua presa”. O tratamento, após avaliação do profissional odontopediatra, pode consistir na liberação cirúrgica do frênulo, depois que as tentativas de readaptação da posição e técnica de amamentação não surtiram efeito.

A Universidade Feevale, por meio da Diretoria de Inovação e do curso de Odontologia, passa a oferecer o serviço de diagnóstico e tratamento cirúrgico. O professor Ronairo Turchiello, especialista em Odontopediatria, explica que o exame é recomendado a recém nascidos, mas que bebês e crianças de qualquer idade também podem realizá-lo. A partir de um diagnóstico conjunto com profissionais de enfermagem e fonoaudiologia, é avaliada a necessidade de intervenção cirúrgica, realizada na própria Clínica de Odontologia.

As alterações funcionais dependem da idade da criança. “Incialmente, o bebê apresenta um freio lingual menor, o frênulo. Já, em indivíduos maiores, observa-se a presença do freio lingual, propriamente dito. Admite-se que, para além da amamentação, outras funções orais, como mastigar e deglutir, podem ser prejudicadas”, observa Turchiello. “E, por fim, até mesmo problemas na aquisição e formação de certos sons na fala ou em funções sociais”, avalia.

Para tratamento, são dois tipos de intervenções: frenotomia, quando o paciente ainda é bebê; e frenectomia, em crianças maiores ou adultos, quando o freio já está mais desenvolvido e o processo é mais complexo.

Mesmo havendo diagnóstico de anquiloglossia, não significa a necessidade de tratamento cirúrgico de remoção do frênulo lingual. Avaliaremos cada caso e discutiremos com o núcleo familiar qual melhor conduta seguir”, explica o professor Turchiello.

Saiba mais

Os interessados em realizar os atendimentos, que acontecem na Clínica Odontológica, no Câmpus II, devem agendar a consulta com a Diretoria de Inovação da Universidade Feevale, pelo e-mail tecnologico@feevale.br ou pelo telefone (51) 98295-0945, contatos pelos quais também pode-se consultar o investimento.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.