Feevale oferece formação gratuita para professores sobre o Rio dos Sinos | Universidade Feevale

Feevale oferece formação gratuita para professores sobre o Rio dos Sinos

12/08/2021 - Atualizado 17/08/2021 14h28min

Curso é desenvolvido por projeto social da Universidade e possui 40 horas/aulas teórico-práticas

foto

Um dos principais gargalos ambientais atuais, no Brasil, está relacionado à preservação e conservação dos seus rios. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos é uma das mais poluídas do país.

Pensando nisso, a Universidade Feevale, por meio do projeto social EducAção Socioambiental na Bacia do Rio dos Sinos, realiza a terceira edição do curso gratuito de formação continuada sobre a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. O objetivo da iniciativa é capacitar professores e acadêmicos dos cursos de licenciatura para trabalharem com a temática em sala de aulas e em projetos educacionais ambientais durante as 40horas/aulas ofertadas na qualificação.

As aulas ocorrerão virtualmente, entre os meses de agosto e novembro, sempre às quintas-feiras, das 17h às 18h30min. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas, até o dia 24 de agosto, pelo site www.feevale.br/educacaosocioambiental. O curso será ministrado pelos professores Natalia Soares, Suelen Nobre e Gabriel da Silva Simões, que compõem o projeto social da Feevale. Serão abordadas temáticas como saneamento básico, geomorfologia, biodiversidade, qualidade ambiental e sustentabilidade.

Conforme a professora Natalia, esta edição da formação vai, primeiro, subsidiar os docentes com conhecimentos teóricos, para depois trabalhar as práticas pedagógicas com os participantes.

O nosso curso tem como diferencial o de qualificar as práticas docentes e a sustentabilidade dos recursos locais”, destaca. “A única diferença, nesta edição, é que vamos dar prioridade à formação da Bacia Hidrográfica em si para, depois, atuarmos mais próximos aos docentes, acompanhando a realização de projetos globalizadores nas escolas”, complementa.

Os ministrantes

Natália Soares
Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Possui experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ciências; Educação Ambiental e Formação de Professores.

Suelen Nobre
Doutora em Ensino de Ciências e Matemática, com experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em temas como Educação em Ciências, além de Formação de Professores e Educação Ambiental.

Gabriel da Silva Simões
Doutor em Ciências da Computação. Atua na área de classificação e detecção de objetos em imagens digitais utilizando redes neurais convolucionais.

Cronograma

26 de agosto – Aula inaugural
02 de setembro – Geomorfologia da Bacia Hidrográfica do Sinos
09 de setembro – Caracterização biogeográfica da Bacia Hidrográfica do Sinos
16 de setembro - Abastecimento de Água, esgotamento sanitário e Saúde Pública
23 de setembro - Limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e consumo sustentável
30 de setembro - Biodiversidade na Bacia Hidrográfica do Sinos e orientações para elaboração do projetos globalizadores
11 de novembro - Encontro do curso e socialização de práticas docentes

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.