As inscrições abertas até o dia 22 de maio
A Universidade Feevale está com inscrições abertas para o curso Jornalismo Cultural – do Papel à Inteligência Artificial, voltado a jornalistas, estudantes de Jornalismo e graduados em áreas como Comunicação Social, Antropologia, História, Sociologia, Ciência Política, Letras, Psicologia e Filosofia.
As aulas serão presenciais, realizadas aos sábados a partir do dia 24 de maio, das 9h às 12h e das 13h às 18h, no Câmpus II da Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). A formação abordará o desenvolvimento histórico do Jornalismo Cultural e seu papel como mediador social, explorando suas práticas no meio impresso, nas mídias eletrônicas e no ambiente digital, com ênfase na diversidade de paradigmas que o compõem.
A coordenação é do professor Marcos Emilio Santuário, jornalista, doutor em Comunicação e professor na Universidade Feevale. É editor assistente de Cultura e crítico de cinema do jornal Correio do Povo, além de curador do Festival de Cinema de Gramado desde 2012. Também é fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS).
O prazo para inscrições se encerra no dia 22 de maio. Mais informações sobre a capacitação podem ser acessadas pelo site da Universidade.
Confira o conteúdo do curso:
- O que é o Jornalismo Cultural – história e desenvolvimento
- Do Papel à IA: os diversos universos que compõem o Jornalismo Cultural
- Música, literatura, audiovisual, artes visuais e cênicas
- Formação e aprendizagem
- Prática mercadológica
- Práticas de escrita cultural, defesa oral e crítica artística