Edição do Startup Comunidade premiou projetos criativos, escaláveis e disruptivos no Fly.Hub Sapiranga
A Universidade Feevale, por meio do Feevale Techpark, realizou na última sexta-feira, 23, o Startup Comunidade, programa voltado à inserção de pessoas com 50 anos ou mais no universo da inovação e do empreendedorismo. O evento aconteceu no Fly.Hub Sapiranga, espaço colaborativo e multifuncional que conta com o apoio da Instituição, e reuniu participantes engajados em desenvolver soluções criativas e impactantes para desafios atuais.
A programação foi marcada por apresentações de cases, painéis, laboratório de ideias, sessões de pitchs e um happy hour de integração. Ao final do encontro, os melhores projetos foram reconhecidos com premiações em três categorias: Projeto Mais Criativo, Projeto Mais Escalável e Projeto Mais Disruptivo.
Na categoria Projeto Mais Criativo, a ideia vencedora foi um aplicativo de apoio a mulheres em situação de violência, que utiliza comando por voz para oferecer suporte de forma discreta e acessível. Os responsáveis pelo projeto foram Mere Elaine San Martin Gonçalves Goldas, Paulo Ricardo Kalsing e Elisa Elena Strack.
Já o prêmio de Projeto Mais Escalável foi para uma solução focada no bem-estar físico, com a criação de um aplicativo de exercícios que, com o uso de inteligência artificial, corrige os movimentos dos usuários para garantir segurança e eficiência. Os autores do projeto foram Mauro Piva Jr, Elisa Kuhs da Silva, Helenita Marilene Kopczynski de Oliveira e Gerson Luiz Ferrer de Quadros.
Por fim, na categoria Projeto Mais Disruptivo, foi reconhecida uma iniciativa que propôs uma nova forma de comunicação interna nas empresas, com foco na inclusão digital de pessoas acima de 50 anos. Os idealizadores foram Cristiane Marlene Lauer, Jennifer Lopes Fagundes e Gabriela Spier.