Feevale encerra formação de professores da rede pública   | Universidade Feevale

Feevale encerra formação de professores da rede pública  

04/11/2025 - Atualizado 11h17min

Evento com foco sobre discriminação e diversidade foi nesta segunda-feira, 3

encerramento

A Universidade Feevale realizou o encerramento da formação de professores da rede pública com o tema O perigo dos silêncios: falar sobre diversidade é salvar vidas. A atividade, que teve a presença do reitor da Instituição, José Paulo da Rosa, foi nesta segunda-feira, 3, no Salão de Atos do Câmpus II, e integrou o Convênio Educação Antidiscriminatória entre a Feevale e Prefeitura Municipal de Educação de Novo Hamburgo.

A parceria propõe estratégias pedagógicas diante da cultura discriminatória que invade o território escolar de diferentes formas e potencializa a escola como espaço para promover o debate sobre Direitos Humanos.

A rede municipal de ensino teve a participação das equipes diretivas das 91 escolas da rede municipal de ensino e Diretoria de Educação da Secretaria Municipal de Educação de NH (SMED). No último encontro deste ano, professores que participaram da formação mensal e apresentaram os relatos das escolas a partir da experiência do Convênio receberam certificados.

O desenvolvimento das formações foi realizado na integração do projeto de extensão Cidade Viva: crítica midiática como ato comunicacional antidiscriminatório e o Grupo de Pesquisa Criança na Mídia: Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Educação e Cultura da Feevale mobilizando acadêmicos dos programas de pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e Diversidade Cultural e Inclusão Social.

As temáticas abordadas ao longo do curso foram: Raça e Interseccionalidade no território escolar: desafios e possibilidades para a escola contemporânea; Dignidade Menstrual, infâncias e violência; Educação para os direitos humanos: um compromisso pedagógico; Docência e diversidade: práticas pedagógicas para uma educação plural; O perigo dos silêncios: falar sobre diversidade é salvar vidas; Alfabetização midiática-visual: um direito humano na escola.

Por meio do convênio entre a Feevale e a prefeitura, as/os pesquisadores/as compartilham suas pesquisas com o objetivo de oferecer elementos para a construção coletiva de uma educação pública antidiscriminatória em Novo Hamburgo.

O trabalho foi iniciado de forma online no contexto da pandemia e depois teve prosseguimento presencialmente, por meio de uma sequência de formações docentes e materiais pedagógicos. "A formação ratifica o comprometimento da Feevale em buscar alternativas com a integração entre extensão e pesquisa para atender às demandas da comunidade diante dos desafios da educação no século XXI", explica Saraí Patricia Schmidt, coordenadora do Grupo de Pesquisa Criança na Mídia.

Relatos das experiências das escolas:

Emei Girassol O impacto da história dos Lanceiros Negros Responsável: Tais Han

Emeb Martha Wartenberg Direitos Humanos na Escola Responsável: Luiz Balom

Emeb Eugênio Nelson Ritzel Educação para as Relações Étnico-Raciais no Projeto de Linguagens Artísticas Responsável: Fiama de Carvalho Cezimbra

Emeb Getúlio Vargas Vozes Silenciadas: construindo espaços de apoio e igualdade Responsável: Muriel Beatriz Rodrigues e Robson Almeida

Emeb Anita Garibaldi Se tem violência contra a mulher a gente mete a colher!

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.