
Projeto foi apresentado na Mostratec 2025 pelo estudante Vinícius Albino Klug Fagundes
Um sistema de inteligência artificial capaz de detectar células de leucemia por meio de imagens de sangue foi o vencedor do prêmio Talentos Inovadores Feevale. O trabalho foi desenvolvido pelo aluno Vinícius Albino Klug Fagundes, 18, do curso Técnico de Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, orientado pelo professor Marco César Sauer. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira, 31 de outubro, no Teatro Feevale, durante a cerimônia de premiação da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec 2025).
O trabalho, intitulado Inteligência artificial para auxílio na detecção e classificação da leucemia em imagens de sangue, desenvolveu um sistema utilizando redes neurais convolucionais – inspirado no córtex visual animal – que atingiram uma média de precisão de 94,5% para detecção e classificação de leucemia. Para o treinamento do modelo, foi utilizado um banco de dados público disponibilizado pela Universidade de Milão, contendo 130 imagens de células de LLA (linfoblastos) e 130 de células saudáveis. O banco de dados foi combinado com o AML-Cytomorphology_ LMU (TCIA), que tem 3268 imagens de células de LMA (mieloblastos).
Sobre o prêmio Talentos Inovadores Feevale
A Universidade Feevale reconhece, anualmente, o melhor trabalho da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec, sendo pioneira entre as instituições de ensino a premiar jovens talentos da feira. A Instituição concedeu, ao aluno Vinícius Albino Klug Fagundes, uma bolsa de estudos integral em um de seus cursos (exceto Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária). O vencedor também usufruirá de um período de seis meses para a incubação na Incubadora Tecnológica da Feevale e o seu orientador, professor Marco César Sauer, terá direito a uma bolsa de 50% em um dos cursos de pós-graduação (lato ou stricto sensu) oferecidos pela Universidade.
*na foto, da esquerda para a direita: Carlos Trein, Vinícius Albino Klug Fagundes e Marco César Sauer