Sistema de IA capaz de reconhecer células de leucemia ganha Prêmio Talentos Inovadores | Universidade Feevale

Sistema de IA capaz de reconhecer células de leucemia ganha Prêmio Talentos Inovadores

03/11/2025 - Atualizado 14h54min

mostratec

Projeto foi apresentado na Mostratec 2025 pelo estudante Vinícius Albino Klug Fagundes

Um sistema de inteligência artificial capaz de detectar células de leucemia por meio de imagens de sangue foi o vencedor do prêmio Talentos Inovadores Feevale. O trabalho foi desenvolvido pelo aluno Vinícius Albino Klug Fagundes, 18, do curso Técnico de Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, orientado pelo professor Marco César Sauer. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira, 31 de outubro, no Teatro Feevale, durante a cerimônia de premiação da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec 2025).

O trabalho, intitulado Inteligência artificial para auxílio na detecção e classificação da leucemia em imagens de sangue, desenvolveu um sistema utilizando redes neurais convolucionais – inspirado no córtex visual animal – que atingiram uma média de precisão de 94,5% para detecção e classificação de leucemia. Para o treinamento do modelo, foi utilizado um banco de dados público disponibilizado pela Universidade de Milão, contendo 130 imagens de células de LLA (linfoblastos) e 130 de células saudáveis. O banco de dados foi combinado com o AML-Cytomorphology_ LMU (TCIA), que tem 3268 imagens de células de LMA (mieloblastos).

Sobre o prêmio Talentos Inovadores Feevale

A Universidade Feevale reconhece, anualmente, o melhor trabalho da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec, sendo pioneira entre as instituições de ensino a premiar jovens talentos da feira. A Instituição concedeu, ao aluno Vinícius Albino Klug Fagundes, uma bolsa de estudos integral em um de seus cursos (exceto Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária). O vencedor também usufruirá de um período de seis meses para a incubação na Incubadora Tecnológica da Feevale e o seu orientador, professor Marco César Sauer, terá direito a uma bolsa de 50% em um dos cursos de pós-graduação (lato ou stricto sensu) oferecidos pela Universidade.

*na foto, da esquerda para a direita: Carlos Trein, Vinícius Albino Klug Fagundes e Marco César Sauer

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.