São oferecidas 24 bolsas integrais para quatro cursos de graduação
A Universidade Feevale está com inscrições abertas, até 27 de julho, para o processo seletivo de concessão de bolsas de estudos, por meio do Programa RS Talentos, promovido pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT). São oferecidas 24 bolsas integrais para os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.
As inscrições devem ser realizadas pelo link rstalentos. O resultado do processo seletivo será divulgado após as 18h do dia 1º de agosto. O objetivo do programa é incentivar a formação de jovens talentos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul e para a atração de empresas intensivas em conhecimento para o Estado.
Distribuição das vagas
São disponibilizadas seis bolsas, com duração de 18 meses, para cada um desses cursos: Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Há isenção total de taxas acadêmicas, matrículas e mensalidades correspondentes a 20 créditos, equivalentes a três módulos no curso de Ciência da Computação e dois módulos nas Engenharias.
Além de oferecer oportunidades de formação superior, o programa busca conectar os estudantes ao mercado de trabalho por meio de estágios e vivências práticas, contribuindo com a qualificação da mão de obra local e com o fortalecimento da economia gaúcha.
Quem pode participar
Conforme o programa RS Talentos, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2024, com média mínima de 500 pontos nas cinco provas;
- Estar cursando o primeiro ano letivo de um dos cursos contemplados;
- Não ter sido desligado de programas similares por descumprimento de regras;
- Ter disponibilidade para participar de programas de iniciação científica e tecnológica e de atividades com o setor produtivo, por meio de estágios, vivências e outras formas de aproximação com a economia gaúcha;
- Comprometer-se a atender aos requisitos de frequência e desempenho acadêmico previstos no regulamento do programa RS Talentos;
- Assumir o compromisso de permanecer no Rio Grande do Sul por dois anos após a diplomação na graduação, visando contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado.