Exposição na Casa CDL reúne trabalhos de professora e egressos da Feevale | Universidade Feevale

Exposição na Casa CDL reúne trabalhos de professora e egressos da Feevale

24/09/2021 - Atualizado 15h27min

Registros fotográficos podem ser conferidos até 9 de outubro

exposiçãoCrédito: Leonardo Lessa/CDL-NH

A exposição coletiva Pela Janela do Carro, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo, pode ser conferida até o dia 9 de outubro, das 19h às 22h, na Casa CDL (Rua Domingos de Almeida, 718, Novo Hamburgo). A entrada é gratuita e o público pode apreciar, no local, um vídeo e fotografias de artistas brasileiros e estrangeiros.

A abertura ocorreu na noite desta quinta-feira, 23, reunindo artistas e convidados, entre os quais, o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, e a professora Claudia Schemes, dos cursos de História e Moda e do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Instituição. Segundo o diretor de Cultura da CDL-NH, Leonardo Lessa, cada artista mostra o seu olhar para o período vivido através dos registros fotográficos. “O interessante é desvendar a subjetividade humana por meio das lentes de cada artista”, afirma.

Conforme os curadores da exposição, Ana Jussara Hauschild e Walter Karwatzki, a exposição apresenta os olhares do mundo, ao longo da pandemia de Covid-19, de oito artistas brasileiros e cinco da América do Sul. “A pandemia mudou nossa maneira de estar e ver o mundo. Vivemos a quarentena de várias maneiras. Muitos de nós nos recolhemos em casa por um longo período. Porém, alguns não tinham como permanecer totalmente em casa. Para muitos, a maneira de ver o mundo foi através da janela de um carro”, destacam os curadores, acrescentando que, para todos, foi perguntado: que olhares você tem, do mundo, da janela de seu carro?

Ana, que é graduada em Artes Plásticas pela Feevale, e Walter, que cursou a especialização em Poéticas Visuais e o doutorado em Processos e Manifestações Culturais na Instituição, contam que, além da pergunta, o convite aos artistas deixou claro que não havia necessidade de ser ter um carro para fazer as fotos. Podia ser de um táxi, de um ônibus, de um carro da família ou, até mesmo, do carro de um amigo. “O que importava era revelar o olhar que se tinha do mundo, neste momento, através de uma janela ‘móvel’. Em um primeiro momento o convite pareceu estranho, mas, aos poucos, o convite foi sendo respondido com imagens reveladoras. São olhares realistas, abstratos, fantasiosos, alegóricos, enfim, poéticos, tão necessários nos dias de hoje. São olhares possíveis de algumas janelas, já que passear é preciso”, destacam.

Artistas participantes

Além dos curadores da exposição, que são egressos da Universidade Feevale, participam a professora do curso de Fotografia Laura Ribero Rueda, que é colombiana, mas mora em Novo Hamburgo, e a artista Neca Sparta, que fez a especialização em Poéticas Visuais na Instituição. Confira quem são os 13 artistas:

Brasileiros

  • Carla Bacedo Vargas (Porto Alegre/RS)
  • Felipe Camelo (Maceió/AL)
  • Júlio Appel (Ijuí/RS)
  • Maura Rodrigues (Alvorada/RS)
  • Neca Sparta (Santo Ângelo/RS)
  • Tony Moretti (Maquiné/RS)
  • Valéria Barcellos (Santo Ângelo/RS)
  • Walter Karwatzki (Maceió/AL)

Estrangeiros

  • Denise Koziura (Quilmes/Argentina)
  • Laura Ribero Rueda (Bogotá/Colômbia)
  • Lusi Torrealba (Caracas/Venezuela)
  • Natali Mamani (La Paz/Bolívia)
  • Sebastián Nieto Ortega (Lima/Peru)
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.