Estudo desenvolve modelo para orientar a integração da temática sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior | Universidade Feevale

Estudo desenvolve modelo para orientar a integração da temática sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior

03/03/2022 - Atualizado 17h55min

gestão

Artigo, de autoria da professora do mestrado em Administração da Feevale Paola Schmitt Figueiró, apresenta estrutura que pode ser usada como guia

Um estudo, desenvolvido pela docente do mestrado em Administração da Universidade Feevale, Paola Schmitt Figueiró, abordou a complexidade e o desafio de inserir a temática sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior (IES). O artigo Education for sustainability in higher education institutions: a multi-perspective proposal with a focus on management education, (com coautoria de Daiane Mülling Neutzling e Bruno Lessa), teve como objetivo desenvolver um framework (modelo) conceitual e analítico a partir da interdependência entre quatro dimensões do ensino – contextual, organizacional, curricular e pedagógica. O intuito é orientar a integração da temática sustentabilidade em áreas como a gestão universitária, o ensino, a pesquisa e a extensão.

A professora Paola, que é doutora em Administração, explica que, devido às características multifacetadas e à complexidade das IES, existe um descompasso, na literatura, entre a importância destacada da educação para a sustentabilidade e a sua integração real nas instituições. “Por isso, é crucial entender quais condições são relevantes para desenvolver modelos mais integradores a fim de implementar a sustentabilidade nas IES, e propor modelos analíticos pode servir como uma ferramenta muito útil para experiências práticas de sucesso”, pontua.

Assim, no artigo, foi desenvolvida uma estrutura conceitual e analítica, em forma de um framework, com base em quatro dimensões interdependentes – contextual, organizacional, curricular e pedagógica – que pode ser usada como um guia para integrar a sustentabilidade em áreas críticas nas IES. Foram consideradas quatro áreas cruciais: gestão universitária, ensino, pesquisa e extensão. O modelo foi validado a partir de uma vasta pesquisa documental e em entrevistas com especialistas na área de educação superior em gestão no Brasil e no exterior.

De acordo com Paola, o estudo contribui na medida em que apresenta um modelo multianalítico e seus elementos específicos, que pode orientar as IES a integrarem efetivamente a sustentabilidade na educação superior, relacionada ao planejamento e à ação.

Embora os resultados se concentrem em cursos de gestão, seus elementos, se devidamente adaptados, podem ser usados para mapear e analisar outros cursos em todos os tipos de IES”, conclui Paola.

Saiba mais

Recentemente, o artigo foi publicado no Journal of Cleaner Production (www.journals.elsevier.com/journal-of-cleaner-production), um dos mais conceituados periódicos internacionais sobre pesquisa e prática nas áreas de Produção Limpa, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Ele pode ser acessado, em inglês, no link.

 

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