Egresso da Feevale trabalha com análise de desempenho esportivo no Internacional | Universidade Feevale

Egresso da Feevale trabalha com análise de desempenho esportivo no Internacional

03/03/2022 - Atualizado 18h57min

Manoel Shamah utilizou as vivências como atleta e estudante da Instituição para auxiliar na formação de novos atletas

foto

O esporte imita a vida, e quem aproveita as oportunidades que surgem tem grandes possibilidades de vencer. Assim é a trajetória de Manoel Eduardo do Prado Shamah, egresso do curso de Educação Física da Universidade Feevale, que, do sonho de se tornar jogador de futebol, ainda criança, em Tramandaí, passou a conviver com a modalidade, mas do lado de fora de campo. O desejo de seguir no esporte o fez trilhar um caminho em direção a uma função relativamente nova no país na área e a conhecer países da Ásia e da Europa. Essas experiências foram determinantes para ele ser convidado a trabalhar no Sport Club Internacional, onde atua com foco na melhora da performance individual e coletiva dos jogadores que compõem o plantel Sub-17 colorado.

foto

A trajetória de Shamah é recheada de lições e de oportunidades abraçadas e aproveitadas. Entre as suas memórias afetivas está o ingresso na equipe universitária masculina da Feevale, do qual foi atleta por cinco anos. De 2013 a 2018 ele foi tricampeão gaúcho universitário, uma vez campeão brasileiro e outra vice-campeão, além de ter obtido outras conquistas.

Para ele, tão importante quanto a bolsa de estudo que o ajudaram na sua formação foi o fato de poder atuar dentro e fora de quadra, simultaneamente, com as oportunidades que ele teve e não desperdiçou. “Eu sempre digo que as melhores experiências foram as que tive enquanto atleta, por esse suporte que a Universidade me deu de poder jogar e fazer estágios”, destaca. “Isso me trouxe aprendizados e foi muito importante para a minha formação como profissional de educação física, porque, ao mesmo tempo, conciliava os conhecimentos teóricos e práticos, especificamente relacionados a duas modalidades similares, como é caso do futsal e do futebol”, destaca.

Trajetória na carreira

As lições obtidas na equipe da Feevale, juntamente com a graduação, fizeram Shamah perceber as lacunas existentes do mercado esportivo. Foi no setor de análise, cruzamentos de dados e tecnologia, segmento que mais cresceu nos clubes brasileiros nas duas últimas décadas, que ele teve o seu primeiro contato com análise de desempenho. Em 2013, foi contratado como estagiário das categorias de base da Associação Sport Club Ivoti para implementar essa função no clube, no qual também desempenharia, mais tarde, as funções de treinador e coordenador metodológico.

Shamah conta que, para construir a sua carreira como analista, utilizou muito a sua bagagem como atleta. “Eu já fazia análise de desempenho quando atuava, mas só fui descobrir isso depois de algum tempo trabalhando na área. Eu tinha uma boa leitura de jogo, gostava de ver os vídeos das partidas para compreender os meus comportamentos individuais, como os dos adversários, para que eu pudesse melhorar e ajudar meus companheiros, elementos que me ajudaram a ter mais clareza do que era necessário passar para os treinadores”, enfatiza.

foto

Ele trabalhou no clube de Ivoti até 2021. No período, fez dois intercâmbios. Um de três meses no Shangai Leopards Youth Soccer, da China, em 2015, para implementar a metodologia do ensino da agremiação no clube chinês. E a outra de 15 dias no Sporting Clube de Portugal, em 2018, para trazer a metodologia portuguesa para ser implementada em Ivoti.

No último semestre do ano passado foi convidado para integrar o Centro de Análise de Desempenho, na comissão técnica da categoria Sub-17 do Internacional. Como analista de desempenho do “celeiro de ases” colorado, ele coleta dados e informações de jogos e treinos para contribuir na formação dos atletas colorados. Além disso, analisa adversário e auxilia em tomadas de decisão para que o time comandado por Ariel Lanzini melhore o seu rendimento dentro de campo.

No ano passado, ele chegou e já ajudou a equipe a conquistar o Gauchão da categoria. “É uma grande satisfação compor uma comissão técnica com grandes profissionais, trabalhar com aquilo que realmente eu gosto, em um clube mundial, e contribuir para a formação e lapidação de jovens talentos com potencial de terem carreiras brilhantes pela frente”, finaliza ele, que trabalhará, em 2022, para que a Sub-17 colorada mantenha a hegemonia estadual. Além desse desafio, a categoria terá outros objetivos, como conquistar a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

fotoCrédito: Jota Finkler/Internacional

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.