Partidas acontecem em Santa Maria, no sábado e domingo, 5 e 6
As equipes femininas e masculinas de vôlei e handebol do Projeto Esporte Coletivo do Programa Esporte Universitário da Feevale partem para Santa Maria, neste fim de semana, para participarem dos 45º Jogos Universitários Gaúchos (JUGs 2025). Organizados pela Federação Universitária Gaúcha de Esportes (Fuge), com o apoio da Secretaria do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, os jogos acontecem nos dias 5 e 6, sábado e domingo. Os vencedores serão classificados para os 73º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2025), que ocorrerão em Natal (RN), de 5 a 19 de outubro.
No sábado, a partir das 8h30min, acontecem as partidas do voleibol feminino e masculino, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e no Centro Desportivo Municipal, respectivamente. As meninas estão na Chave C, juntamente com Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Já os rapazes estão na Chave B, com Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Faculdade Sogipa.
Na opinião de Fernando César Batista (Fernandão), treinador dos dois naipes, embora acredite que haverá jogos difíceis pela frente, as expectativas são as melhores possíveis.
Ano passado não conquistamos o título por detalhes e, neste ano, pretendemos fazer bons jogos para tentar chegar à final”, projeta Fernandão.
Já no domingo, também a partir das 8h30min, serão realizados os confrontos do handebol feminino e masculino, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e no Centro Desportivo Municipal. No naipe feminino, além da Feevale, estão na competição Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), UFPel, UFSM e UFRGS. No masculino, também em chave única, além da Instituição estão UFSM, UFPel e UFRGS.
No handebol, a Feevale será representada pelas equipes universitárias da AECB/Feevale, convocadas em parceria com a Associação Esportiva Campo Bom (AECB). O treinador dos dois times, Jorge Fernandes (Capi), avalia como um fator positivo o fato de o grupo possuir uma base, já estando formado há pelo menos três anos.
A expectativa é que os atletas consigam colocar em prática suas ações técnicas e táticas e que superem todas as dificuldades em relação a ritmo de jogo. Sabemos que é difícil, mas estamos com muita força de vontade para fazer um bom torneio”, afirma Capi.
Futsal feminino no pódio
No último fim de semana, a equipes universitárias da UJR/Feevale/Banrisul, convocadas em parceria com a União Jovem do Rincão (UJR), iniciaram a etapa de esportes coletivos dos JUGs em nome da Instituição. As meninas ficaram em terceiro lugar e o time masculino, em quarto.