Espaços lúdicos e educativos de instituição comunitária foram transformados a partir de mais de 100 horas de trabalho do grupo
O que poderia ter sido mais uma história de perdas se transformou em reconstrução e criatividade. Estas foram as ferramentas utilizadas pelos acadêmicos dos cursos de Engenharia da Universidade Feevale para auxiliar na recuperação de espaços da Escola Comunitária de Educação Infantil Juja Baby, em São Leopoldo.
A instituição enfrentou um dos períodos mais difíceis de sua história quando foi severamente atingida pelas enchentes de 2024 e teve brinquedos, materiais pedagógicos e áreas de aprendizado destruídos.
Com foco na infância e no futuro, os estudantes da Feevale desenvolveram um projeto de revitalização, intitulado Painel Sensorial - ECEI Juja Baby. Integrante do componente curricular Projeto Aplicado II, a iniciativa se deu em 100 horas de dedicação para transformar ambientes deteriorados em espaços lúdicos e educativos, construídos com materiais sustentáveis e de baixo custo.
Inspirado nas teorias de Jean Piaget, Lev Vygotsky e nas práticas pedagógicas de Maria Montessori e na abordagem Reggio Emilia, o grupo criou brinquedos educativos em um painel sensorial. A proposta, além de promover o desenvolvimento motor e sensorial das crianças, também desperta a responsabilidade ambiental desde cedo.
"Mais do que reaproveitar materiais e montar brinquedos, o projeto resgatou sorrisos, autoestima e dignidade. Educadoras, pais e responsáveis relataram melhorias na concentração, autonomia e interesse das crianças pelas atividades escolares", diz a professora Daiana Arnold, que ministra o Projeto Aplicado II ao lado da docente Cristine Kassick.
De acordo com Daiana, o impacto da atividade vai muito além dos muros da escola, pois o sentimento de pertencimento e esperança chega a toda a comunidade.
Para os acadêmicos que fizeram parte da iniciativa, mesmo com recursos limitados, foi possível transformar a realidade das crianças. São eles: Carlos Eduardo Poersch, Henrique Gabriel Fernandes, João Vitor dos Reis Brasff e Vanessa Pereira dos Santos (Engenharia Civil); Cristiano da Costa (Engenharia Química); Micael Henrique Machado (Engenharia da Computação); e William Cristiano de Mello (Engenharia de Produção).