As exibições e premiação acontecem no dia 13 de agosto em Gramado
Os curtas-metragens Memórias Fragmentadas e E se…, produzidos por estudantes da Escola de Aplicação Feevale, foram selecionados para a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo, que integra a programação oficial do 53° Festival de Cinema de Gramado. As produções fazem parte do projeto interdisciplinar da área de Linguagens da Instituição, intitulado Outros Olhares, com orientação das professoras Ana Cândida Carvalho e Taís de Oliveira e do professor Luciano Dirceu dos Santos.
Narrativas jovens em destaque
Dirigido pela estudante Livia Cristina Beck, o curta Memórias Fragmentadas conta a história de Clara, uma jovem que acorda em um hospital sem memória após um acidente. Com o tempo, ela começa a ter flashbacks que revelam, pouco a pouco, os mistérios de seu passado. A obra foi inspirada no conto A causa secreta, de Machado de Assis.
Livia afirma estar feliz e grata pela repercussão do trabalho. “Estou contente por participar dessa experiência única e por ver o reconhecimento da arte estudantil e das produções nacionais. Isso é um grande incentivo para jovens e pequenos artistas”, destaca. Ela ainda elogia a iniciativa da escola: “Transformaram um sonho que nem imaginávamos existir em realidade”.
Já o curta E se..., dirigido por Maria Eduarda Naibert Pandolfo, narra a trajetória de Bruna, uma jovem que enfrenta dificuldades financeiras após perder o emprego. Apesar dos desafios, ela sonha em trabalhar em uma cafeteria, mas não acredita em si mesma. Ao conseguir a tão sonhada oportunidade, passa a viver a vida idealizada, até perceber que tudo não passa de um sonho, sendo levada a refletir sobre as escolhas feitas e as possibilidades que abandonou. A produção foi inspirada no conto Uns Braços, de Machado de Assis.
Maria Eduarda se diz lisonjeada com a seleção. “É uma produção estudantil, mas acabou se tornando algo muito maior”, afirma. A estudante ainda revela estar surpresa com o reconhecimento. “Minha ficha ainda não caiu. Minha família sempre diz que tenho talento, mas eu mesma tinha dificuldade em acreditar. Essa seleção me fez perceber que realmente tenho potencial nessa área”, conclui.
Exibições e reconhecimento
As exibições dos curtas e a divulgação dos ganhadores acontecerão no dia 13 de agosto, no Palácio dos Festivais, em Gramado, a partir das 14h. Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site.
Sobre a Mostra
Criado em 2011, o Programa Municipal Escola de Cinema Educavídeo, realizado pela Secretaria Municipal da Educação de Gramado em parceria com a GramadoTur, tem como objetivo formar adolescentes e jovens da rede pública de ensino por meio do audiovisual, utilizado como ferramenta pedagógica para estimular o pensamento crítico e a valorização da cultura cinematográfica.
Pela primeira vez, o programa realiza a Mostra Nacional de Cinema Estudantil, reunindo obras produzidas por estudantes do Ensino Fundamental e Médio de diversas regiões do país. A mostra marca a abertura do Festival de Gramado, mantendo a tradição de valorizar as produções locais e agora, também, as nacionais.