Egressa da Feevale recebe menção honrosa no Prêmio Nugeep 2021 - Melhor TCC Gaúcho | Universidade Feevale

Egressa da Feevale recebe menção honrosa no Prêmio Nugeep 2021 - Melhor TCC Gaúcho

04/08/2021 - Atualizado 17h49min

Pauline Gonçalves de Christo Parra foi reconhecida pelo Núcleo Gaúcho de Estudantes de Engenharia de Produção (Nugeep)

mencao honrosa

A egressa do curso de Engenharia de Produção da Universidade Feevale, Pauline Gonçalves de Christo Parra, foi agraciada com o 2º lugar – Menção Honrosa no Prêmio Nugeep 2021 - Melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Gaúcho, promovido pelo Núcleo Gaúcho de Estudantes de Engenharia de Produção (Nugeep). Pauline foi reconhecida por realizar o estudo intitulado Proposta de um modelo que evidencia a eficiência operacional em frente à perspectiva biomimética.

Orientado pelo professor do curso de Engenharia de Produção, Fábio Sartori Piran, o trabalho teve como objetivo integrar o Overall Equipment Effectiveness (OEE) – a técnica mais utilizada no mundo para medir a disponibilidade, o desempenho e a qualidade das máquinas ou de uma planta industrial – com a inteligência operacional emulada da natureza. A partir disso, Pauline desenvolveu um modelo para análise da eficiência operacional para indústrias integrando o OEE e a Biomimética, que utiliza os princípios da natureza para solucionar problemas. A pesquisa colaborou para o desenvolvimento sustentável, propôs para a indústria uma inteligência ainda pouco explorada, configurando assim, um importante passo para a inovação.

Segundo Piran, é a terceira vez que um egresso da Universidade Feevale é agraciado com o prêmio promovido pelo Nugeep.

A inserção de alunos no processo cientifico é muito importante e vê-los sendo destaque na área é muito bom. Assim, é possível ver que a formação dos acadêmicos durante o curso é diferenciada e que temos estrutura que permite aos alunos desenvolverem bons trabalhos”, destaca.

O Prêmio Nugeep, na categoria de Melhor TCC Gaúcho, foi criado com o objetivo de incentivar a realização de Trabalhos de Conclusão de Curso de excelência na área de Engenharia de Produção, além de fornecer uma distinção para o primeiro, segundo e terceiro lugar.

Pauline conta que o tema da sua pesquisa é inovador e quem o apresentou foi o professor Fábio em uma das disciplinas cursadas.

A Feevale, sem dúvidas, contribuiu muito para a conquista deste prêmio. Tanto a estrutura inovadora quanto o alto nível dos mestres que lecionam na Instituição instigaram e sustentaram a construção da pesquisa”, relata a egressa.

Todos os anos, a cerimônia de premiação acontece durante o Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção (Sigepro), um encontro anual – promovido pelo Nugeep – que busca reunir estudantes, professores, pesquisados e profissionais da Engenharia de Produção do Rio Grande do Sul e do Brasil. Devido à pandemia da Covid-19, neste ano, o evento acontecerá de forma on-line, entre os dias 16 e 21 de agosto, e os vencedores do prêmio serão mencionados no primeiro dia das atividades.

Sobre o Nugeep
O Núcleo Gaúcho de Estudantes de Engenharia de Produção é uma instituição independente, sem fins lucrativos e formado por estudantes de Engenharia de Produção. Possui a missão de promover a Engenharia de Produção no Rio Grande do Sul e além das fronteiras do nosso Estado, sendo reconhecido e acompanhado pela diretoria da Associação Brasileira de Engenharia de Produção – Abepro Jovem.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.